A Granja Avícola Ovos Sônia é a segunda empresa de São Ludgero a aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). A entrega solene do certificado foi realizada na quinta-feira, 10 de março, na sede da agroindústria.
Participaram da cerimônia de entrega o presidente da Cidasc, Junior Kunz; o diretor de Defesa Agropecuária, Diego Torres Severo; o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck; e o Secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo de São Ludgero, Paulo Sérgio Lorenzetti. A Cidasc foi representada também pelo Gestor do Departamento Regional de Tubarão, Vanderlei Machado; pela Coordenadora Regional do Serviço de Inspeção Estadual, Margarida Seico Akama Yokemura; e pelo médico veterinário Luiz Otávio Mariano, responsável pelo acompanhamento e fiscalização da agroindústria.
Com o SISBI, a empresa de Sônia Füchter Becker, Carla Kniess Feldhausen Becker e Anderson Becker, pode comercializar a produção de 3,6 mil dúzias diárias para todo Brasil. Desde 2019, ela era registrada no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), com abrangência em todo território catarinense. Ao solicitar também o registro no SISBI, a resposta positiva ocorreu em tempo inferior à média estadual. O veterinário Luiz Otávio Mariano atribui esta agilidade ao cumprimento de todas as melhorias necessárias para aderir ao SISBI por parte da empresa. A responsável técnica que orienta a granja é Katiani Feldhausen.
Ao entregar o certificado para a empresa, o presidente da Cidasc destacou o número crescente de agroindústrias catarinenses inseridas no Sistema Brasileiro de Inspeção: 79 empresas que estão aptas a disputar o mercado nacional. Junior Kunz parabenizou a equipe da Cidasc pela eficiência no atendimento aos produtores e destacou também a parceria com o município. O trabalho junto às prefeituras é uma diretriz do Governo de Santa Catarina, seguida também pela Cidasc, para qualificar os serviços públicos e estar próximo das necessidades dos catarinenses.
O prefeito Ibaneis Lembeck relembrou a trajetória de Sônia Becker até a obtenção do SISBI. “Estamos confirmando na prática, mais uma vez, que quando existe planejamento, trabalho, foco e determinação, parceria, os resultados chegam e os objetivos são alcançados”, afirmou o prefeito. Outra granja do município, a Ovos Becker, recebeu o certificado em 2021. O município considera que estas conquistas também promovem o crescimento local e a geração de empregos.
Para as empresas já inscritas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), a obtenção do SISBI é relativamente simples. Além das boas práticas de fabricação já adotadas, a agroindústria precisa implementar Programas de Autocontrole (PACs), que devem conter registros sistematizados e auditáveis que comprovem o cumprimento dos requisitos higiênico-sanitários e tecnológicos estabelecidos por lei. A Cidasc tem orientado os fabricantes de produtos de origem animal a solicitarem o SISBI mesmo que não tenham no momento clientes em outros estados, pois já estarão habilitadas a fazer estas vendas quando a oportunidade surgir futuramente.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom