Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste.

No coração do Extremo-Oeste de Santa Catarina, o Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de São Miguel do Oeste se destaca como um pilar na defesa sanitária e no suporte ao agronegócio regional. A unidade cobre uma área composta por 22 municípios, reconhecida pela produção agrícola e pecuária de excelência.

Destaques da produção regional

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste.

A região é protagonista na criação de bovinos, suínos e aves. Itapiranga, um dos municípios atendidos, ostenta o título de maior número de propriedades certificadas como Livres de Brucelose e Tuberculose bovina. No campo agrícola, o Extremo-Oeste é expressivo na produção de milho, trigo e soja.

Gestão e equipe dedicada

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste.

Sob a liderança da gestora regional Manuela Studt da Rocha, o Departamento é uma especialização eficiente composta por: Suzamar da Silva Santiago, na Divisão de Gestão Administrativa e Financeira; Alexandre Cipriani Schwengber, do Serviço de Inspeção Estadual (SIE); Fábio Cristiano Trevizol, na Agricultura; Tamine Krebs, da Defesa Sanitária Animal (DSA).

A equipe conta com 18 médicos-veterinários, três engenheiros-agrônomos, um técnico agrícola, um auxiliar-administrativo, um classificador, e 61 auxiliares operacionais agropecuários.

Estrutura de fiscalização e segurança sanitária

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste.

O Departamento opera com seis Postos Fixos de Fiscalização (PFF), que inclui: um corredor sanitário (mais informações abaixo) na SC-163, em Idamar/Dionísio Cerqueira, regulando o trânsito de animais e produtos agropecuários; cinco barreiras de rechaço localizadas em Aduana/Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Paraíso, Itapiranga, e Mondaí, estrategicamente posicionadas para evitar o ingresso de espécies e produtos suscetíveis à Febre Aftosa e outras doenças no Estado.

Educação sanitária em ação

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste.

A formação de novas gerações conscientes da importância da sanidade agropecuária também é prioridade. O Projeto Sanitarista Junior (mais informações abaixo) está presente em seis escolas, levando conhecimento e engajamento sobre segurança alimentar e sustentabilidade para jovens de Itapiranga, São João do Oeste e Flor do Sertão.

Compromisso com o futuro

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste.

“O objetivo da Cidasc em São Miguel do Oeste vai além da fiscalização. Somos parceiros dos produtores rurais e da comunidade, promovendo não apenas a saúde animal e vegetal, mas também a sustentabilidade e a qualidade de vida da região. É um privilégio liderar uma equipe tão dedicada, que faz a diferença para que Santa Catarina continue sendo referência no agronegócio nacional e internacional”, comenta a gestora regional Manuela Studt da Rocha. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste.

O trabalho do Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste, abrange um vasto território, que inclui os municípios de Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Princesa, Palma Sola, Anchieta, São José do Cedro, Guaraciaba, Paraíso, Bandeirante, Barra Bonita, Romelândia, Flor do Sertão, Belmonte, Descanso, Santa Helena, Tunápolis, Iporã do Oeste, Riqueza, Itapiranga, São João do Oeste, e Mondaí. 

+ Postos Fixos de Fiscalização Cidasc – Corredores Sanitários do Estado de Santa Catarina:

Localizados em pontos estratégicos, têm a função de permitir o ingresso e a passagem de aves, seus produtos e subprodutos, e espécies susceptíveis à febre aftosa, seus produtos e subprodutos, no Estado de Santa Catarina, como seus pontos de entrada e de saída, e as respectivas rodovias que as conectam.

+ Postos Fixos de Fiscalização Cidasc – Barreiras sanitárias de rechaço (retorno): 

Localizados em pontos estratégicos, têm a função de coibir o ingresso e a passagem de aves, seus produtos e subprodutos e espécies susceptíveis à febre aftosa, seus produtos e subprodutos, no Estado de Santa Catarina.

+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: diegogindri@cidasc.sc.gov.br 

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500