Sanitarista Junior Ano Letivo 2023
O Projeto Sanitarista Junior, será desenvolvido em parceria com o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária – ICASA.
A partir de Janeiro de 2023, a execução das ações de educação sanitária referentes ao “Projeto Sanitarista Junior” será desenvolvido, com a interação entre a Cidasc e o Icasa.
Os procedimentos que devem ser adotados pelos profissionais médicos veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos agropecuários da Cidasc e médico veterinários do Icasa, está regulamentado pela INSTRUÇÃO NORMATIVA DIDAG/CIDASC Nº 01/2022, de 30 de novembro de 2022.
INSTRUÇÃO NORMATIVA DIDAG/CIDASC Nº 01/2022: Estabelece os procedimentos padronizados de interação entre a Cidasc e o Icasa na execução dos serviços de Educação Sanitária “Projeto Sanitarista Junior” em Santa Catarin
https://www.cidasc.sc.gov.br/educacao-sanitaria/files/2023/01/Anexo-I-Orientações-Gerais.docx-1.pdf
https://www.cidasc.sc.gov.br/educacao-sanitaria/files/2023/01/ANEXO-VII-PLANO-DE-ENSINO-.docx-1.pdf
Vídeo de apoio para auxiliar no cadastramento de novas escolas e no recadastramento das escolas parceiras do projeto na plataforma Conecta Cidasc
+ 250
Escolas parceiras
+ 15.000
Alunos participantes
O Projeto Sanitarista Junior foi elaborado para ser um instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.
Entre os anos de 2015 a 2021, o projeto Sanitarista Junior esteve presente em mais de 250 escolas catarinenses, formando mais de 15.000 crianças como Sanitaristas Juniores.. O projeto permitiu ainda, o desenvolvimento de competências pedagógicas dos colaboradores e o fortalecimento institucional da educação sanitárias no órgão catarinense de defesa agropecuária.
Mural de fotos
O projeto
O Projeto Sanitarista Junior foi elaborado apoiado nos princípios da integridade, comprometimento e integração, visando a convergência de objetivos em prol do bem comum e a serviço da sociedade. O projeto visa atender os pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ser (DELORS et. al., 2011).
O objetivo geral, foi e continua sendo, a educação de escolares para cuidar desse patrimônio intangível que é a capacidade de produzir alimentos de qualidade no estado de Santa Catarina, disponibilizando e construindo com os alunos o conhecimento referente a defesa agropecuária, promovendo mudanças cognitivas, proporcionando novos comportamentos a longo prazo, visando a preservação do o meio ambiente em prol do bem comum. O projeto visa ainda, difundir os valores, a cultura e o papel da agricultura de Santa Catarina, bem como o seu potencial para gerar qualidade de vida, com preservação, equilíbrio ambiental e produção de alimentos seguros.
O Projeto objetiva também a promoção da qualidade de vida das famílias, através do favorecimento da saúde pública e da segurança alimentar, com o controle da sanidade dos animais e vegetais, a conservação ambiental, e o despertar pelo interesse de permanência no campo por parte dos jovens. Abordar a importância da agropecuária e a prática da produção de alimentos seguros, torna-se, também, estratégia para fortalecer a relação das crianças e jovens com a sucessão familiar das propriedades rurais, minimizando assim o êxodo rural e incentivando a permanência dos jovens no campo.
Em meio urbano, o projeto aborda questões de segurança alimentar, e ressalta a importância da manutenção e fomento de uma agropecuária forte, possibilitando a visualização por parte das crianças que não possuem o contato com o meio rural de que comer é um ato agrícola.
Público alvo
O público alvo do projeto Sanitarista junior são os alunos do ensino fundamental da rede pública e particular, municipal e estadual, rural e urbana do estado de Santa Catarina. Toda a comunidade educativa, composta pelos secretários municipais, diretores, professores e pais também são envolvidos no projeto, uma vez que as crianças elaboram apresentações teatrais, músicas e apresentações cívicas.
O projeto desenvolve os temas da defesa agropecuária:
- Conhecendo a Cidasc;
- Defesa Sanitária Animal;
- Doenças dos bovinos; dos suínos; das aves; dos equinos;
- Sanidade dos animais aquáticos;
- Inspeção de produtos de origem animal;
- Bem-estar animal;
- Sanidade das abelhas;
- Defesa sanitária vegetal;
- Pragas quarentenárias;
- Fiscalização do trânsito de vegetais e animais;
- Produção orgânica de alimentos;
- Meio ambiente e a produção agropecuária; e
- Saúde humana.
Materiais didáticos
Foram desenvolvidos diversos materiais didáticos para o desenvolvimento do projeto. O projeto conta com um livro texto, um caderno de atividades e um livro do professor (Figura 1). Conta ainda com materiais complementares, como revistas em quadrinhos, jogos, tirinhas e vídeos (Figura 2 e 3). O material didático foi desenvolvido por profissionais técnicos, com assessoria pedagógica, visando uma abordagem sistêmica, integrada e participativa, alinhados a grade curricular do ensino fundamental, e trabalhados de forma transversal e multidisciplinar.
Recursos
As atividades de apoio às escolas são desenvolvidas por Médicos Veterinários, Engenheiros Agrônomos e Técnicos Agrícolas da CIDASC, e os recursos financeiros foram obtidos através de convênios anuais ou plurianuais conforme as disponibilidades dos fundos que possuem rubrica apropriada à atividade de educação sanitária. Os principais entes financiadores até agora foram a Diretoria de Vigilância Sanitária/ Gerência de Saúde Ambiental, o Banco Mundial/ Secretária de Estado da Agricultura e da Pesca/ Programa SCRural, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Ministério Público de Santa Catarina/ Fundo para Reconstituição de Bens Lesados.
Atividades
As atividades do projeto ocorrem anualmente, iniciando em fevereiro e encerrando em dezembro. As atividades compreendem as seguintes etapas:
- Reunião com as autoridades para apresentação do projeto;
- Adesão das escolas e assinatura do termo de compromisso;
- Capacitação dos professores;
- Programação do cronograma anual;
- Aplicação do pré-teste;
- Distribuição do material didático;
- Apresentação das palestras, dias de campo e aulas práticas;
- Recolhimento das redações e desenhos;
- Aplicação do pós-teste;
- Formatura e entrega de certificados;
- Festa de encerramento e premiações.
Resultados
Em todas as crianças que participaram do projeto foram aplicados pré-testes e pós-testes, seguindo a metodologia SOMA (ALBUQUERQUE, 2012) para quantificar o aumento do conhecimento e a eficiência do método educativo desenvolvido em sala de aula.
Desde seu lançamento em fevereiro de 2015 até fevereiro de 2021, o projeto Sanitarista Junior esteve presente em mais de 250 escolas catarinenses, formando mais de 15.000 crianças em Sanitaristas Juniores. O projeto também capacitou 36 Médicos Veterinários, 29 Engenheiros Agrônomos e 5 Técnicos Agrícolas.
A promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo (Carta de Ottawa, 1986). Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social, os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente. Desta forma, a promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global, corroborando o sentido de saúde única disseminada e apregoada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Organização Mundial da Saúde Animal e Organização Mundial da Saúde (FAO-OIE-WHO, 2017).
O projeto Sanitarista Junior promoveu a aproximação e colaboração mutua de organizações dos setores de agricultura, saúde e educação, na promoção da saúde em Santa Catarina. As ações conjuntas contribuíram para assegurar bens e serviços mais seguros e saudáveis, serviços públicos saudáveis e ambientes mais limpos e desfrutáveis.
As capacitações realizadas no projeto, também permitiram o desenvolvimento de competências, como oratória, pedagogia e artes áudio visuais, dos colaboradores do serviço público de defesa agropecuária catarinense. Qualificações essas que ampliam a eficácia, eficiência e efetividade das ações destes colaboradores.
Outra contribuição do projeto a ser destacada, é o fortalecimento institucional da educação sanitária dentro da Cidasc, permitindo que mais colaboradores percebam o valor da educação como ferramenta no cumprimento da missão de executar ações de sanidade animal e vegetal, preservar a saúde pública, promover o agronegócio e o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina.
O conhecimento e aceitação das normas sanitárias pode conduzir a uma conduta correta, reduzindo as autuações fiscais. Ainda não foi possível perceber a redução no número de autuações, visto que estamos trabalhando na formação de uma nova geração. Entretanto, baseados nos resultados das avaliações e também nos depoimentos dos alunos, acreditamos que em breve esta redução será percebida. Esperamos que este projeto venha a comemorar muitos quinquênios e se torne uma política permanente de educação no estado de Santa Catarina.
Entendemos que as crianças, por meio das vivências do projeto, tornaram-se multiplicadoras das ações de defesa agropecuária e passam a disseminar conhecimentos que contribuirão para a melhoria da produção de alimentos seguros e a qualidade de vida no campo.
Referências citadas
ALBUQUERQUE, C. Educação Sanitária: planejamento, avaliação de resultados método SOMA. Goiânia: Kelps, 2012. 226 p.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução normativa nº 28, de 15 de maio de 2008. Instituir o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, nos termos desta Instrução Normativa. Diário Oficial da União, Seção 1, Página 1, Brasília, DF, 2008.
CARTA DE OTTAWA. In: 1ª Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde. Ottawa, Canadá; 1986. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_ottawa.pdf. Acesso em: 25 abr. 2019
DELORS et. al. Educação um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. 6ª ed. Tradução José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez, 2001. FAO-OIE-WHO. The Tripartite’s Commitment Providing multi-sectoral, collaborative leadership in addressing health challenges. FAO-OIE-WHO, oct, 2017. Disponível em: http://www.oie.int/fileadmin/home/eng/Media_Center/docs/pdf/onehealthportal/Tripartite_2017.pdf. Acesso em: 25 abr. 2019
Para acessar o material didático do Projeto, click no link abaixo:
Revista da Abelhuda, a Fiscal da Defesa em: Uso Correto de Agrotóxicos
Revista da Abelhuda, a Fiscal da Defesa em: O que é Defesa Sanitária Vegetal
Contato/ Manifestação de Interesse
E-mail: educacaosanitaria@cidasc.sc.gov.br E-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br