O governo das Filipinas autorizou a importação de carnes de ave, suína e bovina produzidas no Brasil. O anúncio, realizado no dia 12 de março, foi comemorado em especial em uma unidade veterinária local da Cidasc, em Coronel Freitas.
Em dezembro do ano passado, a delegação filipina, acompanhada por representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, do Departamento de Defesa Sanitária Animal da Cidasc e da integradora BRF, visitou uma granja de aves comerciais de corte – perus terminador no município. O grupo esteve na propriedade realizando a auditoria documental e das ações sanitárias envolvidas no ciclo produtivo.
Por razão de biosseguridade, não houve contato direto com os animais, uma vez que a delegação havia viajado para inspecionar unidades produtoras em outras regiões do Brasil e não cumpriu vazio sanitário. A integradora produziu material em vídeo para demonstrar os procedimentos de manejo adotados dentro da área de produção da granja.
Com auxílio de tradutores, os auditores conversaram com o produtor e também com os profissionais que atuam na Unidade Veterinária Local (UVL), os médicos veterinários Marina Gabriela Possa e Sérgio Franco Junior. Ao ver o anúncio de que as exportações para as Filipinas estão liberadas, ambos manifestaram muita alegria em ter participado desta conquista, possível por haver controles sanitários e de rastreabilidade implementados pela Cidasc.
O acordo firmado entre as autoridades brasileiras e filipinas inclui a possibilidade de habilitar outras unidades produtivas que não foram visitadas durante esta auditoria. Este sistema, de “system accreditation”, é uma demonstração de confiança dos filipinos no controle sanitário adotado aqui, a partir do que viram durante a missão.
Este reconhecimento é válido por três anos e a expectativa é que impulsione novos embarques de proteína animal. No ano passado, o Brasil exportou aproximadamente US$ 700 milhões em carnes para as Filipinas, o que equivale a um volume de 394 mil toneladas.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500