A reunião de departamento realizada na quinta-feira, 1º de fevereiro, trouxe um tema além das questões de defesa agropecuária: a campanha Cidasc contra a Dengue. Os funcionários receberam orientações sobre como prevenir a doença, cujos casos aumentaram mais de 600% em Santa Catarina em comparação com o mesmo período do ano passado. 

A prevenção da doença, que pode ser grave em alguns casos, depende do empenho de toda a população no combate ao mosquito que transmite o vírus. “Na reunião, enfatizamos a importância do engajamento na causa, devido à seriedade da dengue, que está muito próxima, sendo que medidas de prevenção e controle devem fazer parte da rotina de todos nós”, diz o gestor regional Ari Schlagenhaufer.

A Cidasc desenvolveu a campanha interna para motivar os empregados, terceirizados e estagiários a adotarem medidas preventivas também em suas casas. A regional de Blumenau já informou à sua equipe o conteúdo da campanha, cujos materiais informativos também estimulam as pessoas a compartilharem as orientações com familiares, amigos e vizinhos. 

A empresa também fez a lição de casa: os gestores estão checando as unidades da empresa em todo o Estado, certificando-se de que não haja focos do mosquito Aedes Aegypti. Também foram adquiridos repelentes, que podem ser solicitados pelos gestores para uso dos colaboradores no trabalho.

Como o Aedes Aegypti é transmissor do vírus da dengue, a melhor estratégia de prevenção é evitar sua proliferação. Ele gosta de se reproduzir em água limpa e parada, diferente de outras espécies de mosquito, e por isso se tornou comum em áreas urbanas. 

É preciso eliminar focos, recolhendo objetos como pneus, garrafas e outros recipientes que possam acumular água nos pátios. Outra recomendação é que as caixas d’água sejam mantidas fechadas e as calhas sejam limpas.

Para saber mais sobre a campanha Cidasc contra a Dengue, clique aqui https://www.cidasc.sc.gov.br/blog/2024/01/31/cidasc-unifica-esforcos-no-combate-a-dengue-e-lanca-campanha-preventiva/

Você também encontra informações importantes sobre o combate à dengue no perfil da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina nas redes sociais: @divesantacatarina

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom