Desde segunda-feira, a equipe do Departamento Regional de Lages está fazendo o monitoramento de animais que estão chegando para a Expolages, 2023, evento agropecuário promovido pela Associação Rural e Associação Empresarial de Lages. Os médicos veterinários e um técnico agrícola da regional da Cidasc checam a documentação e condição de saúde de bovinos, ovinos, equinos, coelhos, chinchilas e até abelhas sem ferrão que serão expostos no Parque de Exposições Conta Dinheiro.
Um dos documentos essenciais é a Guia de Trânsito Animal (GTA), obrigatória sempre que animais de criação são deslocados de uma propriedade para outra ou para locais de exposição. Os animais passam por exame clínico e devem apresentar exames de brucelose e tuberculose, no caso dos bovinos; de anemia equina e comprovante de vacina da influenza equina, no caso dos cavalos; e atestado de livre de ectoparasitas, nos ovinos.
O trabalho vai durar diversos dias, pois a previsão é receber cem bovinos para exposição de galpão, 150 equinos de raças diversas, 240 ovinos, mais 500 bovinos para a Feira da Novilha e outros 500 bovinos para a Feira de Gado Geral. Os animais, alguns oriundos de outros estados, chegam em datas diferentes, seguindo a programação da Expolages, que contempla leilões, feiras, julgamentos e premiações.
Este cuidado na recepção dos animais é obrigatório em exposições, para garantir a sanidade dos animais participantes, para que todos regressem em boas condições de saúde. O produtor deve sempre exigir que o evento agropecuário adote estes cuidados sanitários, preservando seus rebanhos e contribuindo para que Santa Catarina mantenha seu status sanitário.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500