Para levar conhecimento sobre a sanidade das abelhas em Santa Catarina para estudantes catarinenses, as médicas veterinárias da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Chapecó, Amanda Cristina Maria Santos e Raquel Dettmer, realizaram, no dia 29 de junho, uma aula do Projeto Sanitarista Júnior sobre a sanidade das abelhas, meliponicultura e apicultura. A ação, na Escola Municipal Bairro Antena (EMBA) e na Escola Municipal Adele Faccin Zanuzzo, no município de Caxambu do Sul, contou com o apoio da médica veterinária do Instituto Catarinense de Sanidade Animal (Icasa), Mirele Tressano Filo Marça. As médicas veterinárias foram recepcionadas pelas turmas com maquetes, mascotes, peça de teatro e um coffee break com produtos utilizando mel como ingrediente principal.
Participaram da aula 59 alunos. Os alunos ficaram familiarizados com a estrutura e organização das abelhas, a produção do mel e outros produtos derivados da atividade apicultura. Descobriram, também, que existem doenças que podem prejudicar os apiários e meliponários e, principalmente, aprenderam sobre a importância das abelhas na polinização e o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) na hora do manejo dos apiários.
A educação sanitária objetiva promover a mudança de atitudes e comportamentos frente aos problemas sanitários, estimulando a população a adquirir hábitos que promovam a saúde e evitem as doenças. Conforme as médicas veterinárias, a educação sanitária é primordial no âmbito escolar, como também deve estar presente nas casas das famílias catarinense, para promover hábitos saudáveis e de higiene necessários à manutenção da saúde e do bem-estar de toda a família.
“Queremos enriquecer o currículo escolar e mostrar a importância do trabalho da Cidasc na proteção da saúde pública, saúde animal, saúde ambiental e na promoção do agronegócio catarinense. Com comprometimento de toda a rede escolar, estamos conseguindo levar conhecimento e sensibilizar nossas crianças a serem disseminadoras de informações sobre saúde pública e sanidade animal, vegetal e inspeção de produtos de origem animal”, pontuam Amanda, Raquel e Mirele.
+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.
Mais de 15 mil estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio-ambiente e promoção da saúde humana.
O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.
Ficou interessado?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br
Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500