Na última sexta-feira, 06 de maio, o Departamento Regional de Criciúma realizou uma barreira móvel no posto fixo da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) do município de Lauro Muller. Atuaram nesta operação os médicos veterinários da Cidasc José Henrique de Oliveira, José Guidi Neto e Carla Zoche, com apoio dos patrulheiros rodoviários para orientar o trânsito e garantir a segurança dos profissionais e de quem transitava pelo local.
A atividade foi nos dois sentidos da pista e abordou 24 veículos, inspecionando cargas de origem animal, incluindo caminhões com bovinos e suínos. Não houve ocorrências durante a barreira.
Cargas de produtos de origem animal devem estar acondicionadas de acordo com as exigências sanitárias, tais como temperatura correta, em veículo adequado, além de possuírem selo de inspeção sanitária. O transporte de animais vivos deve ser feito em condições que garantam o bem estar, em veículo com estrutura e dimensões adequados para a espécie transportada.
Animais devem ser transportados acompanhados de GTA (Guia de Trânsito Animal) que deve ser obtida antes da viagem. Para isto, o produtor deve fazer o cadastro junto à Cidasc na sua região para receber login e senha para usar o SIGEN +, sistema de gestão da defesa agropecuária. Uma vez cadastrado, o produtor pode emitir a GTA de forma eletrônica, sem necessitar ir à Cidasc a cada vez. Este tipo de controle é importante para rastrear a origem dos animais e mapear por onde circularam, garantindo uma ação rápida e mais efetiva em caso de qualquer suspeita de enfermidade.
Atualmente, a Cidasc possui 58 postos fixos, distribuídos por todo o Estado. A atuação das barreiras é fundamental para a manutenção do status sanitário do Estado, prevenindo a introdução de doenças ou pragas que possam gerar perdas à produção e riscos à saúde pública. As barreiras móveis realizadas em pontos estratégicos complementam o trabalho de fiscalização realizado nos postos fixos, conferindo a documentação sanitária do transporte dos animais, sempre buscando o bem estar animal na hora do transporte.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom