Teve início na manhã de hoje, 25, o curso Teórico-Prático sobre doenças de notificação obrigatória da avicultura organizado pela Cidasc em parceria com a Embrapa. O curso tem como objetivo atualizar os profissionais envolvidos na cadeia produtiva de aves em relação às principais enfermidades de controle oficial do setor.
Participam deste evento diversos profissionais qualificados, sendo eles: médicos veterinários da Cidasc, do Icasa, das agroindústrias, do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e do serviço veterinário oficial do Rio Grande do Sul.
A coordenadora estadual do programa de sanidade avícola da Cidasc, Carolina Damo, explica que oferecer atualizações aos médicos veterinários envolvidos com a cadeia produtiva de aves é um importante passo na manutenção da situação sanitária não somente do nosso estado, mas de todo o país. As notificações de casos de influenza aviária na América do Norte aumentaram, o que acende um alerta aos profissionais ligados à avicultura no Brasil. “Precisamos estar sempre atentos para evitar a entrada deste ou de qualquer agente em nosso país, e caso o ingresso não seja impedido, estarmos preparados para detectar a enfermidade e agir precocemente”, completa Carolina.
A capacitação contará com dois dias de aulas teóricas ministradas online e um dia presencial, onde os participantes serão treinados em necropsia de aves, procedimentos para colheita e envio de amostras de aves, entre outros, na Embrapa Suínos e Aves, localizada no município de Concórdia. O curso é fechado e treinará 32 profissionais, que replicarão o conhecimento em seus locais de trabalho. Uma segunda turma está prevista para o segundo semestre de 2022.
Santa Catarina é um dos maiores produtores de aves do Brasil, se destacando por sua atenção à sanidade agropecuária na produção. A Cidasc colabora para a manutenção da sanidade da avicultura catarinense executando as ações previstas no Programa Nacional de Sanidade Avícola, dentre estas, prevenir e controlar as enfermidades de interesse nas aves e na saúde pública, através de sistemas de prevenção e detecção precoce de Influenza Aviária e Doença de Newcastle e resposta rápida aos eventos sanitários das doenças. Também é feita a vigilância, registro, acompanhamento de certificação e monitoramento dos plantéis avícolas, além de capacitação técnica dos colaboradores.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom