Profissionais da Cidasc realizaram, nos dias 06 e 07 de março, nos municípios de Palmeira e Ponte Alta, duas ações de trânsito envolvendo a Defesa Civil Estadual, o Conselho Regional de Química de Santa Catarina, a Secretaria da Fazenda, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, a Vigilância Sanitária Municipal e da Polícia Militar Rodoviária (PMRv – Posto 11).

Foto: Departamento Regional de Lages

A ação foi realizada com o objetivo de fiscalização agropecuária, fiscalização de cargas perigosas e fiscalização de documentos fiscais. Estavam presentes na ocasião os colaboradores dos diversos órgãos envolvidos na operação. 

Segundo Diego Gindri, gestor do departamento regional da Cidasc em Lages, “além de fiscalizar, os profissionais envolvidos nas ações também realizam abordagens educativas, fornecendo orientações seguras aos motoristas sobre a documentação sanitária necessária para cada tipo de transporte. Dessa forma, o motorista não irá incidir infrações, devido as orientações recebidas, auxiliando assim para a preservação do patrimônio agrícola de Santa Catarina, tanto na área animal, quanto na vegetal”.

De acordo com Yuri Jivago Ramos, engenheiro agrônomo do Departamento Regional de Lages, a realização de operações deste tipo são fundamentais para garantir o trânsito regular de animais, vegetais e seus subprodutos, agrotóxicos, sementes e mudas; e evitar a introdução e dispersão de pragas e doenças, além de garantir a qualidade do patrimônio sanitário agropecuário catarinense. O trabalho de fiscalização da Cidasc obtém ganhos para a cadeia produtiva de alimentos, beneficiando toda a sociedade.

Foto: Departamento Regional de Lages

As fiscalizações ocorrem em regiões estratégicas dos municípios catarinenses, especialmente aquelas que possuem trânsito intenso de produtos agropecuários para abastecimento de municípios próximos. 

O técnico agrícola Carlos Eduardo Souza Prado, explica que o trabalho conjunto e a colaboração entre os órgãos é fundamental para que a Cidasc possa realizar ações de defesa agropecuária, garantindo a sanidade animal e vegetal e na manutenção da saúde pública. “A ação é resultado de uma aproximação sistemática que a Cidasc e outras instituições catarinenses buscam fazer. Cada órgão tem sua atribuição, e todos podem contar com o apoio fundamental da Polícia Militar na garantia da ordem e da segurança dos profissionais durante a ação fiscalizatória e educativa”, afirma Prado.

Foto: Departamento Regional de Lages

A Cidasc executa o controle do trânsito do sistema de sua defesa agropecuária através de 58 Postos de Fiscalização, fixos nas divisas com os estados do Paraná e Rio Grande do Sul e na fronteira com a Argentina. O controle também é reforçado com barreiras volantes em todo o estado.

Foto: Departamento Regional de Lages

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/