Nesta sexta-feira,18 de março, o frigorífico Calemba, de Santo Amaro da Imperatriz, celebrou seu primeiro embarque de mercadorias para São Paulo. O empresário Evandro Justino da Silva convidou o presidente da Cidasc, Junior Kunz, e o diretor de Defesa Agropecuária, Diego Torres Severo, para acompanharem este importante momento na história da empresa.
A venda dos produtos cárneos produzidos pela Calemba para outros estados só foi possível com a adesão ao SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – ocorrida no ano passado. Em Santa Catarina, a Cidasc concede este registro, criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Mais ainda, estimula as agroindústrias que já possuem ou estão solicitando o registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) a entrarem também no SISBI.
Para conseguir o SISBI, a Calemba precisou manter os cuidados sanitários que já adotava e implementar PACs, o programa de autocontrole, através dos quais a empresa mantém um registro auditável destas ações. O investimento valeu a pena, segundo o proprietário do frigorífico, Evandro Justino da Silva.
“A alegria estampada no rosto diz tudo. estamos realizando um sonho, enviando nossos produtos para todo o Brasil. A Cidasc nos auxiliou muito nessa conquista e nos mostrou a importância dos autocontroles”, explica o empresário.
O presidente da Cidasc salienta os potenciais ganhos obtidos com o SISBI: “As empresas acabam abrindo mercados fora do estado, aumentando as suas vendas, absorvendo a matéria prima interna que é produzida pelos nossos agricultores e pecuaristas. Nosso produto, saindo do estado, gera mais empregos e também uma movimentação econômica para o estado de Santa Catarina”, afirma Junior Kunz.
O presidente ainda ressaltou a importância do trabalho dos colaboradores da Cidasc para que o estado alcançasse destaque no registro de agroindústrias no SISBI. “Nós estamos trabalhando como orientadores das agroindústrias para que elas possam sair de um SIM (Serviço de Inspeção Municipal) para o SIE e, posteriormente, para o SISBI, ampliando seu mercado”, afirmou o presidente.
O SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) foi criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o propósito de harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, buscando garantir a inocuidade dos alimentos e a manutenção da saúde pública.
O gestor do Departamento Estadual de Inspeção, Jader Nones, lembra que os procedimentos adotados pela Cidasc e pelo MAPA são padronizados e por isso o órgão pode conceder o SISBI às empresas catarinenses que estejam em conformidade com a legislação. “As empresas ganham em qualidade e segurança: segurança de que estão produzindo alimentos adequados, dentro dos padrões e exigências legais do Estado de Santa Catarina e do Brasil”, disse Jader Nones.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom