Mesmo estando a centenas de quilômetros distante do mar, o grupo Pires Pescados se consolidou ao longo de 50 anos em Uberlândia, Minas Gerais, onde mantém quatro peixarias e um centro de distribuição. O interesse em expandir os negócios para além de sua região deu origem a outra empresa do grupo, a Sul Pex Pescados, sendo Santa Catarina o local escolhido para dar início a esse projeto.
Os sócios Juliano Machado e Rafael Augusto adquiriram um frigorífico em Penha, que recebeu o certificado de registro no SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) nesta quarta-feira, 2 de dezembro. A entrega foi realizada pelo presidente da Cidasc, Plinio de Castro, pelo diretor de Defesa Agropecuária, Diego Torres Severo, e pelo diretor Administrativo e Financeiro, Jean Fabricio de Morais. Os gestores do Departamento Estadual de Inspeção (DEINP), Jader Nones, e do Departamento Regional de Itajaí, Cleverson Fiamoncini Cordeiro também participaram da solenidade.
O secretário municipal de Agricultura representou Penha na solenidade e agradeceu a confiança dos sócios em empreender na cidade. Rubens João de Souza Filho destacou ainda a agilidade com que o processo foi conduzido: “com uma boa equipe, com certeza todos conseguem o registro”, afirmou.
Os trâmites para obtenção do SISBI levaram cerca de 60 dias. Segundo o gestor regional, Cleverson Fiamoncini Cordeiro, isto foi possível não só pelo esforço dos profissionais da Cidasc, mas pelo empenho da empresa e pelo trabalho correto da médica veterinária habilitada Suelen Eskelsen e do responsável técnico Henrique Chaves Cabral que orientou os empresários.
Rafael Augusto agradeceu o atendimento prestativo que recebeu da Cidasc e falou dos planos para a Sul Pex: “Ainda há muito pela frente, nossa intenção é expandir os negócios nacionalmente e continuar crescendo, gerando emprego e renda e oportunidades aos nossos colaboradores”, contou.
“Vocês vieram para o estado certo, pois Santa Catarina é reconhecida e respeitada internacionalmente pela produção de produtos de origem animal” disse o presidente da Cidasc aos empreendedores mineiros. Plinio de Castro enumerou o avanço das atividades de inspeção sanitária em 2021.
“Só neste ano já aumentamos em 35% o número de empresas de SC com registro no SISBI, além dos produtos artesanais que receberam o Selo Arte. Vocês vieram para o estado certo. SC é reconhecida e respeitada internacionalmente pela produção de produtos de origem animal.”, destacou o presidente.
Santa Catarina tem apenas 1% do território brasileiro, mas é um grande produtor de alimentos e pelo investimento feito em qualidade e sanidade, exporta para 160 países. O agronegócio é responsável por 70% das exportações catarinenses e por mais de 30% do PIB estadual.
Plinio de Castro mencionou ainda que a Secretaria de Estado da Agricultura, a qual a Cidasc está subordinada, possui políticas voltadas à produção pesqueira e que o Governo de Santa Catarina tem todo interesse em auxiliar empresas como a Sul Pex a atuarem de forma responsável, pois elas geram emprego e renda nos municípios.
“Sabemos que as exigências sanitárias são altas e tem que ser assim. Nós cumprimos nossa parte e estamos concretizando um sonho”, disse o outro sócio da empresa, Juliano Machado. Segundo ele, o objetivo é transformar a unidade de Penha em uma empresa de referência, que seja lembrada quando o assunto for qualidade.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom