Foto: Departamento Regional de Criciúma

A maior feira do agronegócio do Sul de SC, a “Agroponte 2021”, em sua 10ª edição, aconteceu entre os dias 03 de novembro a 07 de novembro, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. O evento, que reuniu em um mesmo espaço agronegócio e agricultura familiar, trouxe muitas novidades neste ano.

Foto: Departamento Regional de Criciúma

O diretor de Desenvolvimento Institucional, Marcos Roberto Pacheco, particiou da solenidade de abertura da Agroponte 2021, realizada no dia 03 de novembro, às 19h, representando o presidente da Cidasc, Plinio de Castro.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, através do Departamento Regional de Criciúma, marcou presença na Feira com um estande temático “Boas práticas agropecuárias e defesa sanitária animal e vegetal: saúde única”, destacando as ações realizadas pela Cidasc nas propriedades rurais catarinenses, como a fiscalização do transporte de animais, produtos e subprodutos de origem animal e vegetal, a fiscalização dos estabelecimentos produtores e a importância dos consumidores adquirirem produtos inspecionados.

A região sul de Santa Catarina possui o maior número de empresas certificadas pela Cidasc no Programa Selo de Conformidade CIDASC (SCC), e várias empresas certificadas puderam expor os seus produtos e os visitantes conhecerem o processo de certificação e sua importância para a sociedade e a cadeia produtiva. O selo é uma certificação de processo por meio de implantação de Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos – SGSA.

Os estabelecimentos de produtos de origem animal registrados no Serviço de Inspeção Estadual – SIE, também puderam expor os seus produtos. O SIE é um sistema de controle e fiscalização executado pelos médicos veterinários da Cidasc. Possui o objetivo de oferecer alimentos de origem animal seguros e com qualidade aos consumidores catarinenses. A Cidasc realiza a fiscalização da inspeção em estabelecimentos que recebem e abatem animais de diferentes espécies. Também são fiscalizadas as indústrias que recebem e industrializam leite, pescado, carnes, produtos das abelhas e ovos.

De acordo com o gestor do Departamento Regional de Criciúma, Daniel Moritz, a exposição de produtos de origem animal, produtos cárneos e lácteos, foram representados pelo Frigorífico Genebra, Avícola Fragnani, Giassi e Cia, Bistek Supermercados, Laticínios Veneza, Laticínios de Mattia, Ovos Fabiany, Ovos Colina, Franbiff Alimentos e Agroindústria Disner, e de produtos de origem vegetal, as Balas Índia, Balas Joice, Cerealista PASI (Arroz KIKA), Olin Agro, Rampinelli Alimentos, Cerealista Vista Alegre, Amboni Alimentos, Comercial Mazzuco, Fecularia Machado, Fecularia Vale Sul, Polvilho Vó Tila, Ervateira Seleme e Kaluke Temperos. “Nosso estande estava muito bem decorado e representado com produtos que são fruto do trabalho dos nossos profissionais. Foi um prazer poder contar com o apoio das empresas para que pudéssemos mostrar o resultado do trabalho dos médicos veterinários da inspeção, da defesa sanitária animal, dos engenheiros agrônomos e dos técnicos agrícolas da companhia em todo o processo produtivo dos produtos expostos”, destacou Moritz.

Foto: Departamento Regional de Criciúma

“Quero aproveitar para agradecer a senhora Aldanir e João Costa pelos tarros de leite, a Deise Nuernberg Minatto pelos bancos para o conforto dos visitantes e a empresa Planta Viva Paisagismo, através do empresário Marcelo Bonfante, por toda a decoração verde do nosso espaço”, complementou o gestor Daniel Moritz.

Ação social

Foto: Departamento Regional de Criciúma

A Agroponte 2021 foi marcada por uma ação social de arrecadação de alimentos para a Casa Guido, localizada em Criciúma, que atende crianças e adolescentes com câncer. Todos os produtos expostos no estande da Cidasc foram doados para a instituição no final do evento.

Cuidados sanitários durante a AgroPonte

Por conta da pandemia, o evento seguiu diversos protocolos sanitários para que os ambientes estivessem seguros ao público e expositores.

O uso de máscara, por exemplo, foi obrigatório em toda a feira. Além disso, uma equipe treinada realizou o monitoramento no local para que as regras fossem cumpridas.

Galeria: