
Uma solenidade realizada no dia 17 de setembro, em Caçador, oficializou a entrega do registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) para a Pamplona Alimentos. A unidade, recentemente arrendada pela empresa, realiza o abate de bovinos e a desossa de carne bovina e suína.
O certificado de registro no Sisbi, que habilita a planta industrial a vender sua produção para todo Brasil, foi entregue pelo secretário de Estado da Agricultura, o deputado Altair Silva, pelo presidente da Cidasc, Plínio de Castro, e pelo diretor de Defesa Agropecuária, Diego Rodrigo Torres Severo. Também representaram a companhia na solenidade o gestor do Departamento Regional de Caçador, Luís Felipe Sperry Bratti, e a médica veterinária Bianca Ximenes de Abreu, responsável pelo Serviço de Inspeção Sanitária na regional.
O secretário de Estado da Agricultura, deputado Altair Silva, destacou que a nova matriz econômica pode se desenvolver a partir da expansão de negócios do frigorífico em Caçador, uma vez que a atividade mais tradicional na região é a produção de madeira.
Durante a cerimônia, o prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, manifestou satisfação com a conquista do frigorífico, pois o registro no Sisbi abre a possibilidade de comercializar a carne em todo Brasil e movimenta a economia local.
O presidente da Cidasc, Plínio de Castro, tem trabalhado junto com o secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva, para expandir o serviço de inspeção. Ambos têm participado de tratativas em Brasília para que isto ocorra com a maior brevidade possível, pois entendem que mudanças beneficiam as empresas, inclusive as agroindústrias de pequeno e médio porte, e geram oportunidades de emprego e renda para os catarinenses.
Planta industrial registrada no Sisbi tem origem familiar
A unidade frigorífica pertence à família Rossi e desenvolvia suas atividades no município de Macieira, até inaugurar uma nova planta industrial em Caçador no ano de 2020. A partir de junho de 2021, a indústria foi arrendada para o grupo Pamplona Alimentos S/A. O diretor industrial da Pamplona Alimentos, Adilor Ascari Bussolo, relembrou o caráter familiar do grupo, fundado em 1948 pelos pais de Valdecir Pamplona, atual presidente do Conselho de Administração da empresa e que esteve presente na entrega do registro no Sisbi.
“Desde o início, o abate de bovinos esteve presente na atividade da empresa e existia o sonho de crescer”, afirmou Bussolo. A planta industrial em Caçador é a primeira do grupo com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção Sanitária a trabalhar com carne bovina. No momento, a capacidade de processamento é de até 1600 bovinos por mês, mas o frigorífico planeja ampliar este número para até 3 mil animais.
Em Santa Catarina, a execução do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) é de responsabilidade da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e compete ao Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp) coordenar as ações de inspeção. O SISBI impõe altos padrões de segurança sanitária e qualidade dos produtos. É um sistema que padroniza e harmoniza procedimentos, pois adota metodologia equivalente à do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), permitindo que os produtos sejam comercializados em todos os estados brasileiros. É possível inclusive que as empresas interessadas solicitem os dois registros de forma simultânea (SIE/SISBI).
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom