Foto: Departamento Regional de Tubarão

A Pesca Mar Indústria e Comércio, de Laguna, é mais uma empresa a obter o registro simultâneo no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). Esta dupla conquista é possível porque a Cidasc, que realiza as auditorias para incluir as agroindústrias no Serviço de Inspeção Estadual e no SISBI, adota metodologia equivalente à do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A entrega dos certificados foi realizada na quinta-feira, dia 26 de agosto, na sede da empresa, pelo diretor de Defesa Agropecuária, Diego Rodrigo Torres Severo; pelo gestor do Departamento Estadual de Inspeção (Deinp), Jader Nones; pela gestora do Departamento Regional de Tubarão, Angela Zimmermann, e pela médica veterinária Margarida Seico Akama Yokemura. Elisabeth Guterro Flor representou o Secretário de Estado da Agricultura, deputado Altair Silva, na cerimônia. 

Com os documentos em mãos,os proprietários Jailson Borges Izidoro e Simone Borges Izidoro poderão comercializar em Santa Catarina e também em outros estados de forma legalizada. O registro simultâneo tem se mostrado uma solução ágil para as agroindústrias, conciliando rapidez e obediência às normas sanitárias, tão necessárias para proteger o consumidor. 

“A Secretaria de Estado da Agricultura, através da Cidasc, fomenta a busca do Sisbi pelas empresas porque é benéfica para todos. A matéria prima não fica apenas em solo catarinense, ela sai e traz divisas para Santa Catarina”, disse o diretor Diego Severo. Ele destacou também que o trabalho realizado pelo Deinp assegura alimentos de qualidade na mesa do consumidor, marca dos produtos catarinenses. 

O padrão exigido para se obter o SIE e o SISBI é semelhante, exceto pela implantação de um único Programa de Autocontrole (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). A fiscalização é feita da mesma forma. 

O número de estabelecimentos inscritos no SISBI em Santa Catarina tem crescido, pela percepção dos benefícios desta conquista. A empresa detentora de um registro no SIE tem potencial para obter o registro no serviço brasileiro, o que lhe permite buscar novos clientes fora do estado. 

A Cidasc considera que incluir mais agroindústrias no SISBI traz ganhos além do aspecto sanitário. Há vantagens em termos de geração de emprego, renda e de qualidade de vida para as comunidades nas quais as empresas atuam. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/