Técnicos da Cidasc, policiais rodoviários federais e auditores da Secretaria da Fazenda de SC realizaram no dia 10 de fevereiro, na BR 280 em Canoinhas, uma fiscalização conjunta de veículos e cargas.
Foram abordados todos os veículos de carga, sendo efetuadas consultas de regularidade fiscal, conferência de documentos, documentação sanitária do trânsito de animais e vegetais e outros itens, e educação sanitária.
Uma atividade decisiva realizada pela Cidasc para promover medidas de proteção sanitária é a fiscalização de veículos e cargas em postos nas divisas do estado ou em barreiras móveis nas estradas. A vigilância busca prevenir a introdução de doenças animais e vegetais que colocam em risco a saúde pública, a sanidade animal, vegetal e os interesses econômicos do estado.
De acordo com Maritza Martins Mansani, gestora de Defesa Agropecuária do Departamento Regional de Canoinhas, a operação conjunta foi solicitada pela Cidasc. “Precisamos estar atentos com o trânsito de mercadoria, animais, vegetais, produtos e subprodutos. Mesmo durante a pandemia do coronavírus, permanecemos operantes e com foco maior na fiscalização de cargas de interesse sanitário e econômico. Todas as cargas foram minuciosamente inspecionadas pelos profissionais envolvidos”, disse.
“O objetivo da Operação é disciplinar o trânsito agropecuário em Santa Catarina. Buscamos proibir o trânsito irregular de animais, vegetais, seus produtos e subprodutos, e intensificar a vigilância epidemiológica ativa em todo o estado, visando à manutenção da zona livre de febre aftosa sem vacinação com reconhecimento internacional. O resultado da operação foi positivo, não sendo encontrada nenhuma irregularidade no transporte dos produtos agropecuários. Esse tipo de operação é fundamental para a manutenção do status sanitário catarinense”, reforçou a gestora regional da Cidasc.
Segundo a Cidasc, todos os Departamentos estão realizando com a ajuda de vários órgãos oficiais fiscalizações em todo o estado, e continuarão com as operações durante todo o ano 2021. Além das operações volantes, a Cidasc mantém a fiscalização agropecuária em 63 postos de fiscalização fixos nas divisas com Paraná e Rio Grande do Sul e na fronteira com a Argentina. O sistema funciona o ano inteiro, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir um dos maiores patrimônios do estado: a sanidade agropecuária de Santa Catarina.
Fonte: Departamento Regional de Canoinhas
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom