A empresa JCW Alimentos, SIE/POA N° 150, localizada no município de Armazém, é mais um estabelecimento de produtos cárneos (embutidos) no Estado de Santa Catarina a aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI/POA. A partir de um trabalho que aliou fiscalização de rotina e auditoria, por parte do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, o estabelecimento comprovou o atendimento aos preceitos legais de adesão ao Sistema, o que inclui principalmente a aplicação integral das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e ferramentas de controle dos processos produtivos.
Fundada em meados de 1980, o abatedouro frigorífico JCW Alimentos, denominado Frigorífico José Carlos Wensing Ltda recebeu, no dia 26 de novembro, o certificado de adesão ao SISBI, das mãos da gestora de Defesa Agropecuária do Departamento Regional da Cidasc de Tubarão, a médica veterinária Angela Zimmermann, da médica veterinária Margarida Seico Akama Yokemura, responsável regional pelo Serviço de Inspeção e do médico veterinário Rafael Moraes – da Unidade Veterinária Local de Laguna.
Segundo o depoimento do proprietário do abatedouro frigorífico, José Carlos Wensing, a história da empresa começou de forma humilde, mas sempre focada no crescimento e na melhoria da qualidade dos seus produtos para atender as demandas e as exigências comerciais. Com o crescimento do mercado para a industrialização da carne suína, a família investiu, e em 1997 construiu uma nova sede para o frigorífico com adesão ao Serviço de Inspeção Estadual. “Desde o início do nosso trabalho lá em 1980, acompanhamos a evolução das exigências tecnológicas e sanitárias, sempre procurando cumprir. Realizamos sempre as mudanças e adequações que foram necessárias. Priorizamos a oferta de produtos com qualidade e sanidade. Esse é o nosso objetivo. Hoje estamos colhendo os frutos de todo esse trabalho”, relembra e festeja José Carlos.
Com mais esta nova adesão, o Serviço de Inspeção Estadual da Cidasc celebra um novo momento para a produção de alimentos de origem animal em Santa Catarina.
A gestora de Defesa Agropecuária do Departamento Regional de Tubarão, Angela Zimmermann, reforça que “a empresa JCW Alimentos, com a obtenção do certificado do SISBI – POA, além da vantagem de estarem de acordo com a legislação vigente, terão a oportunidade de ampliar a comercialização dos seus produtos. Estamos muito felizes com essa certificação. Agradeço a equipe da Cidasc envolvida com o processo, ao senhor José Carlos, aos profissionais da agroindústria que nos receberam e acreditaram nas melhorias propostas. Desde o início do processo a Cidasc foi parceira e acreditou nessa conquista. É um prazer poder fazer parte dessa história, logo teremos os produtos aqui produzidos em todas as regiões do país”.
O sul do estado é uma região que se destaca pela produção animal, e os estabelecimentos da região vêm buscando anualmente a adesão ao SISBI/POA. Somente em 2020, a Cidasc certificou no SISBI 3 estabelecimentos no sul do estado e aguarda a publicação da adesão de mais 1 de pescados no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento – Mapa.
De acordo com a médica veterinária Margarida Seico Akama Yokemura, responsável regional pelo Serviço de Inspeção, técnicos da Cidasc discutem e orientam proprietários e responsáveis técnicos dos estabelecimentos para que realizem as adequações necessárias baseadas nas condições físicas, higiênico-sanitárias, tecnológicas para que, após a realização de auditorias pelos médicos veterinários do Serviço de Inspeção da Cidasc, o processo seja encaminhado para posterior homologação do Mapa. “É uma grande oportunidade para todos os estabelecimentos que manifestam interesse em expandir mercados. Cumprindo todos os requisitos, todas as categorias de estabelecimentos processadores de produtos de origem animal estarão aptos e poderão participar do SISBI/POA (carne, leite, mel, ovos e pescado)”, destaca Margarida.
Sobre o SISBI/POA
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI/POA tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, visando garantir a inocuidade dos alimentos e a manutenção da saúde pública.
O Sistema possibilita a equivalência dos serviços de inspeção dos Estados, Municípios e de consórcios públicos intermunicipais com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Esta equivalência dos serviços de inspeção promove a saúde pública, o combate à clandestinidade, a segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, bem como contribui para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário catarinense.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/