Hoje, 27, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc celebra 41 anos de fundação. Vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, a Companhia conta com 19 departamentos regionais, um escritório central e 63 postos de fiscalização nas divisas com Paraná e Rio Grande do Sul e na fronteira com a Argentina. Desde que foi criada, em 27 de novembro de 1979, a Cidasc trabalha para promover o agronegócio catarinense e o desenvolvimento das cadeias produtivas por meio da sanidade animal, vegetal e inspeção de produtos de origem animal, com o objetivo garantir a excelência sanitária dos rebanhos e lavouras do estado.
A presidente da Cidasc, Luciane de Cássia Surdi, destaca que, apesar do momento delicado provocado pela pandemia do novo coronavírus, a Companhia tem motivos para comemorar.
“Mesmo diante de um cenário conturbado e desafiador, a Cidasc não deixou de fazer a diferença no agro de Santa Catarina. Pelo contrário, conquistamos a marca de mais de mil propriedades certificadas livres de brucelose e tuberculose, concedemos o primeiro Selo Arte ao queijo artesanal serrano, permitindo a comercialização do produto em todo o território nacional, regulamentamos a produção de produtos de origem animal, expandimos nossas ações através do sancionamento da Lei da Defesa Sanitária Vegetal, implantamos ações técnicas e administrativas que fortaleceram o serviço de defesa agropecuária, ampliamos as ações de combate a clandestinidade, fraudes de produtos de origem animal, fiscalização de sementes e agrotóxicos em vários estabelecimentos”. Luciane acrescenta que os resultados favoráveis do mercado agropecuário em todo o ano de 2020 é fruto do trabalho da Cidasc em parceria com o Governo de Santa Catarina, produtores rurais, entidades públicas e privadas. A Cidasc chega aos seus 41 anos ainda mais forte, comprometida com o setor agropecuário, cumprindo sua missão com a sociedade e o seu compromisso com a defesa agropecuária.
Santa Catarina é reconhecida internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE como Área Livre de Febre Aftosa sem vacinação (único Estado da Federação) e de Zona Livre de Peste Suína Clássica – PSC. Além disso, o estado é um grande produtor de alimentos. Este reconhecimento se estende à qualidade destes alimentos e, principalmente, à segurança aplicada a todos os processos produtivos.
Segundo Ricardo de Gouvêa, Secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, a força institucional e a excelência nos serviços prestados é a marca da Companhia.
“A Cidasc é uma empresa que se destaca em nível internacional e tem um papel fundamental para a agropecuária catarinense. Ao longo de 41 anos, a Companhia fez parte de grandes conquistas para Santa Catarina. Hoje somos uma referência em saúde animal e sanidade vegetal em todo o mundo e isso só é possível graças à parceria entre o setor produtivo, Governo do Estado e Governo Federal. Temos grandes desafios pela frente, mas tenho certeza de que temos também grandes oportunidades para o meio rural e pesqueiro de Santa Catarina”, ressalta Gouvêa.
Estrutura
Para atender as demandas de aproximadamente 500 mil produtores rurais cadastrados, a Companhia conta com 1.500 colaboradores distribuídos nas unidades presentes nos 232 municípios do Estado. Para dar mais agilidade e segurança no atendimento ao produtor rural, a Cidasc conta com a Ouvidoria do Governo do Estado através do telefone 0800-6448500, um canal direto para receber denúncias, sanar dúvidas e prestar informações.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 36657000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/