Foto: Departamento Regional de rio do Sul

Mais uma empresa catarinense recebe o certificado de Adesão ao Sistema Brasileira de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Desta vez é a fábrica de Laticínios Fritsche & Cia Ltda – EPP, (marca “PREDILETO”), localizada no município de Pouso Redondo/SC, que obteve no dia 23 de Junho de 2020, o título de Registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O certificado emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), através do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, foi entregue pelo gestor de Defesa Agropecuária, César Augusto Barbosa de Macedo, pelos médicos veterinários do Serviço de Inspeção Estadual, Fabrício Luciano Conchon e Lauri José Giachin, do Departamento Regional de Rio do Sul. 

O empresário, Hans Fritsche, relembra que em 1949, com o nome Predileto, batizou uma das produções de queijo mais conhecidas das cidades catarinense, sendo lembrada pelo vermelho em seu produto. A produção era entregue timidamente pela cidade de Pouso Redondo, e assim iniciou a história de uma das maiores produtoras de laticínios de Santa Catarina. A Willy Fritsche & Cia cresceu para se tornar uma empresa com mais de 74 funcionários, atualmente em sua terceira geração com o nome Fritsche & Cia. “Para a empresa, todos devem crescer juntos. Dentro de casa, o espírito é o mesmo da empresa familiar que gerou essa história de 70 anos no mercado de laticínios. Com respeito à tradição e com foco em desenvolver cada vez mais opções ao mercado, hoje temos 21 produtos registrados. Sabemos da importância de produzir alimentos de origem animal com qualidade e inocuidade, e todo esse crescimento fez com que recentemente fossemos buscar a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Nossa expectativa é continuar atendendo todo o território catarinense, bem como os demais estados da federação, sempre com a mesma qualidade e respeito às normas vigentes”, conta o empresário.

Foto: Departamento Regional de Rio do Sul

O médico veterinário e Gestor de Defesa Agropecuária do Departamento Regional de Rio do Sul, César Augusto Barbosa de Macedo, parabenizou o empresário e os profissionais da Cidasc envolvidos no processo. “Quando uma empresa tem a iniciativa e se esforça em cumprir as exigências o resultado não pode ser outro. Aderir ao SISBI significa crescimento econômico, mais visibilidade do produto, mais oportunidade de crescimento e a garantia de continuar ofertando produtos catarinenses de qualidade, podendo agora chegar a todas as regiões do Brasil. Os médicos veterinários da Cidasc são parceiros nesse processo e fazem um excelente trabalho de auditorias orientativas até o cumprimento das exigências previstas na legislação”, ressalta o Gestor.

Foto: Divulgação Predileto

A empresa PREDILETO (SIE 117 – Pouso Redondo) é a 7ª agroindústria do Departamento Regional de Rio do Sul a obter o selo SISBI-POA. Juntando-se a um seleto grupo de empresas como: LACTOVALE (SIE 024 – Taió); EL´GOLLI (SIE 079 – Taió); IRMÃOS BONATTI (SIE 473 – Rio do Oeste); AP COMÉRCIO DE FRIOS (LACTOFRIOS – SIE 656 – Laurentino); INDÚSTRIA E COMÉRCIO OLIVEIRA (SIE 1093 – Laurentino); FRIMAZO (SIE 1117 – Rio do Campo).

Sobre o SISBI-POA

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. A equivalência entre os serviços é regulamentada através da Instrução Normativa nº 17, de 6 de março de 2020.

Com a adesão ao Sisbi, (equivalência ao SIF) os produtos podem ser comercializados em todo o Brasil, diferentemente dos que possuem apenas selos municipais (SIM) ou estaduais (SIE), cuja comercialização é restrita ao âmbito dos municípios e estados, respectivamente. Para se habilitar, o empreendimento precisou atender todas as exigências do sistema nacional. O nível de exigência para adesão ao SISBI impõe altos padrões de segurança sanitária e qualidade dos produtos. A certificação, além de dar garantias aos consumidores, aumenta a competitividade da produção e o desenvolvimento do setor.

Como obter o selo

A empresa interessada em receber o certificado de inspeção estadual deve fazer um requerimento na Cidasc do seu município.

São realizadas duas auditorias, uma local e outra estadual. Após ser aprovada nas duas, o empreendimento recebe o selo, que equivale ao federal, para comercializar seus produtos em outros estados do país.

Como o consumidor pode contribuir com o trabalho da Cidasc

Os consumidores catarinenses que verificarem irregularidades na produção de produtos de origem animal (carnes e produtos cárneos, leite e produtos lácteos, mel e produtos apícolas, ovos e pescado e seus produtos derivados), abate clandestino e fraudes devem sempre comunicar à Cidasc ou denunciar no telefone da Ouvidoria do Estado (0800-644 8500) ou no site www.ouvidoria.sc.gov.br.

Produtos sem inspeção são passíveis de contaminações físicas, químicas e microbiológicas, podendo causar doenças na população, como intoxicações, parasitoses e até mesmo doenças sistêmicas, como tuberculose, neurocisticercose e a toxoplasmose, dentre outras.

Fonte: Fabrício Luciano Conchon – Departamento Regional de Rio do Sul

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom