Aconteceu ontem, 04, a formatura dos 33 alunos que participaram do Projeto Sanitarista Junior promovido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola De Santa Catarina – Cidasc na Escola Reunida Professora Maria Gasino Borba, em São João do Itaperiú. A médica veterinária, Simone Senger, foi quem comandou a cerimônia que, além da entrega de certificados, incluiu brindes às crianças, apresentação do boi da Cidasc, o Maduque e homenagem dos alunos para o Projeto, com leituras e uma paródia.
O Projeto, Atuando há quatro anos no município, desde sua criação, o Projeto Sanitarista Junior proporciona o aprendizado de todo o setor agrícola para crianças de oito à 10 anos de idade. Através da educação sanitária, tem por objetivo promover a mudança de comportamento e atitudes, por meio da sensibilização e do compartilhamento das responsabilidades as ações da defesa agropecuária. Neste ano, em todo o Estado, o projeto atende mais de 100 escolas distribuídas em 42 municípios, contemplando mais de 7 mil crianças, cerca de 150, somente em São João do Itaperiú.
Estiveram presentes no evento o técnico agrícola da Cidasc, Odair Mantoanelli, que foi o parceiro da Simone Senger durante as aulas do projeto na escola, o gestor do Departamento Regional da Cidasc de Joinville, Pedro Nolli , o vice-prefeito, Jaíme de Souza, o proprietário do Frigorífico São João, Laércio Espindola, pecuaristas da região, a Secretária de Educação Municipal, Elizete Moraes Hess e os pais dos formandos.
Sobre o Projeto
Os encontros do Projeto, além da teoria, envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área. São estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando outros temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio-ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, o trabalho desenvolvido pela Companhia em diferentes áreas, entre outros. As aulas são ministradas por engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas, juntamente com os professores das escolas.
Em sala de aula, os alunos aprendem que as ações de defesa agropecuária, desenvolvidas e executadas pela Cidasc, visam garantir a manutenção da sanidade das populações vegetais e animais, a idoneidade dos insumos e dos serviços utilizados na agropecuária catarinense, bem como garantir a identidade higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários destinados aos consumidores. E, por meio das vivências do projeto, as crianças se tornam multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom/