No último dia 30, terça-feira, foi realizado na sede da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Criciúma, reunião com produtores e representantes da Associação dos Avicultores do Sul Catarinense.
Estiveram presentes: o Gestor Regional da Cidasc de Criciúma, Eduardo Pesenti; a Coordenadora de Defesa Sanitária Animal, Carla Zoche; o presidente da Associação dos Avicultores, Emir Tezza; Lucia Cimolin, do comitê técnico Avisul e produtores da região da Associação de Moradores do Extremo Sul Catarinense – Amesc.
O motivo principal da reunião é a preocupação da associação com procedimentos que estão sendo adotados para o controle da Salmonella nos aviários. A preocupação é maior pois Santa Catarina concentra grande número de frigoríficos certificados para a exportação de carne de frango para o mercado europeu, que é muito exigente quanto a qualidade do produto. “Temos que ter um produto de ótima qualidade para poder atender ao mercado consumidor, para isso é necessário um controle sanitário eficiente.” finaliza o Presidente da Associação, Emir Tezza.
Aves
A carne de frango responde por 17,7% de tudo o que Santa Catarina exportou em 2017. Ao longo do ano foram embarcadas 971 mil toneladas de carne de aves, uma queda de 2,9% em relação a 2016. Mesmo com uma quantidade menor, o estado ampliou as receitas em 6,4% e faturou US$ 1,8 bilhão no último ano. Mais de 120 países recebem a carne de frango produzida em Santa Catarina. Os principais compradores do produto são países asiáticos.
Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom