No dia 17 de novembro, uma sexta-feira, o Projeto Sanitarista Junior da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc levou 82 alunos de três escolas do município de Guatambu até a unidade FACH 1 da Cooperativa Central Aurora Alimentos, considerada a unidade de abate de suínos mais importante da empresa, para aprender sobre o ciclo de produção da suinocultura.
Os sanitarista juniores participaram de uma palestra sobre todas as fases presentes na cadeia produtiva de suínos, desde sua criação no campo até o processamento final dos produtos comercializados pela Empresa.
Na ocasião, foi explicado aos alunos, que os suínos vem do campo com em média 150 dias e no dia do carregamento precisam estar em jejum de 8 a 10 horas na propriedade. Os animais chegam na unidade abatedora em caminhões e recebem uma tatuagem com três letras para identificação do produtor, são encaminhados às pocilgas onde ficam descansando por no mínimo três horas com dieta hídrica, antes de serem levados para a insensibilização. Os alunos compreenderam a diferença entre área suja e área limpa e a importância da separação da cor das roupas que os funcionários utilizam no estabelecimeto.
Os alunos puderam acompanhar o processo de realização dos cortes nas carcaças (espostejamento) e separação das vísceras e miúdos bem como, as análises realizadas pelo Serviço de Inspeção Federal – SIF.
Participaram da palestra e visita ao FACH 1 os médicos veterinários da CIDASC Maria Esther Gonçalves Pereira e Fabio Varoni Pereira e os funcionários da Cooperativa Central Alimentos Gislaine Sutilli Gregorio, Gisiane Sampaio, Marines Wisniewski Dalagasperina e Ediane Catia Boni Cecon.
Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom