Foto: Departamento Regional da Cidasc de Itajaí

Dando continuidade as atividades de educação sanitária em sanidade avícola, foi ministrada no Centro de Eventos da Prefeitura de São Pedro de Alcântara, palestra destinada aos avicultores e Responsáveis Técnicos – RTs da Empresa Morgana.

Palestraram os médicos veterinários da Cidasc Maria Aparecida Chaltein A. Bello e Alessandro Domingues. O evento contou com a presença do responsável regional pela Defesa Sanitária Animal do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Itajaí, Cleverson Fiamoncini Cordeiro.

Na oportunidade, foi feita breve apresentação institucional da Companhia, destacando os objetivos e visão, a atuação na sanidade animal e vegetal, ressaltando as atividades de vigilância, inspeção, monitoramento, fiscalização, diagnóstico, certificação e educação sanitária.

Pontificou-se o cenário econômico catarinense em que este nicho ocupa o segundo lugar brasileiro de produção e o primeiro no Produto Interno Bruto – PIB pecuário do estado, enaltecendo a estima do setor, especialmente no oeste.

O principal enfoque da palestra foi o perigo da Influenza Aviária como doença emergencial e zoonose em nível mundial e a preocupação em manter o país livre dessa enfermidade. Também foi explanado sobre a propagação do vírus entre animais e seus vetores; a prevenção, exaltando a higiene conforme as normas estabelecidas; as condutas de boas práticas, como não compartilhar as ferramentas utilizadas para outro aviário; os principais sintomas da doença e o protocolo de notificação quando se percebe os sinais clínicos.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Itajaí

Registro de Aviários

Para o cumprimento das exigências documentais e estruturais em razão da Instrução Normativa – IN 56, de 04 de dezembro de 2007 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, cujo objetivo é aumentar a biossegurança dos aviários catarinenses, minimizando principalmente os riscos biológicos, foram descritas as etapas de registros e sua adequação estrutural. Ficou fixado, também, a necessidade da realização de exames periódicos de salmonella para aqueles que ainda não são registrados ou que estão em processo de registro.

“O evento foi uma ótima oportunidade para estreitar a relação entre o setor produtivo e o Serviço Veterinário Oficial – SVO, objetivando, assim, a melhoria da condição sanitária da avicultura na região”, declarou a médica veterinária Maria Aparecida C. A. Bello

Fonte: Maria Aparecida C. A. Bello/ Departamento Regional da Cidasc de Itajaí

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom