Dando continuidade as atividades de educação sanitária em sanidade avícola, foi ministrada no Centro de Eventos da Prefeitura de São Pedro de Alcântara, palestra destinada aos avicultores e Responsáveis Técnicos – RTs da Empresa Morgana.
Palestraram os médicos veterinários da Cidasc Maria Aparecida Chaltein A. Bello e Alessandro Domingues. O evento contou com a presença do responsável regional pela Defesa Sanitária Animal do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Itajaí, Cleverson Fiamoncini Cordeiro.
Na oportunidade, foi feita breve apresentação institucional da Companhia, destacando os objetivos e visão, a atuação na sanidade animal e vegetal, ressaltando as atividades de vigilância, inspeção, monitoramento, fiscalização, diagnóstico, certificação e educação sanitária.
Pontificou-se o cenário econômico catarinense em que este nicho ocupa o segundo lugar brasileiro de produção e o primeiro no Produto Interno Bruto – PIB pecuário do estado, enaltecendo a estima do setor, especialmente no oeste.
O principal enfoque da palestra foi o perigo da Influenza Aviária como doença emergencial e zoonose em nível mundial e a preocupação em manter o país livre dessa enfermidade. Também foi explanado sobre a propagação do vírus entre animais e seus vetores; a prevenção, exaltando a higiene conforme as normas estabelecidas; as condutas de boas práticas, como não compartilhar as ferramentas utilizadas para outro aviário; os principais sintomas da doença e o protocolo de notificação quando se percebe os sinais clínicos.
Registro de Aviários
Para o cumprimento das exigências documentais e estruturais em razão da Instrução Normativa – IN 56, de 04 de dezembro de 2007 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, cujo objetivo é aumentar a biossegurança dos aviários catarinenses, minimizando principalmente os riscos biológicos, foram descritas as etapas de registros e sua adequação estrutural. Ficou fixado, também, a necessidade da realização de exames periódicos de salmonella para aqueles que ainda não são registrados ou que estão em processo de registro.
“O evento foi uma ótima oportunidade para estreitar a relação entre o setor produtivo e o Serviço Veterinário Oficial – SVO, objetivando, assim, a melhoria da condição sanitária da avicultura na região”, declarou a médica veterinária Maria Aparecida C. A. Bello
Fonte: Maria Aparecida C. A. Bello/ Departamento Regional da Cidasc de Itajaí
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom