Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste

Devido a revitalização e aumento das faixas da Rodovia SC-157, que liga Chapecó a São Lourenço do Oeste, o Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de São Lourenço do Oeste e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar promoveram melhorias na Barreira Sanitária localizada na divisa dos estados.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste

Para dar mais segurança aos barreiristas dos dois estados, duas lombadas foram construídas, o que facilita o trabalho dos profissionais. As mudanças foram realizadas para atender o novo fluxo de veículos de passeio e principalmente, de caminhões, que cresceu consideravelmente.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste

Durante as ações desenvolvidas na Barreira, é comum a resistência de motoristas, bem como a apreensão de produtos que não atendem às normas sanitárias. Na manhã do último sábado, 29, mais de 200 kg de produtos, entre aves, peixes e ovos foram apreendidos e encaminhados ao Aterro Sanitário.

O Departamento também revitalizou o arco de desinfecção fixado na Barreira, o equipamento utilizado para lavar e desinfetar veículos que entram em granjas de aves, suínos, gado leiteiro, indústrias, incubatórios, ou seja, toda cadeia produtiva. A desinfecção é necessária devido aos meios de transportes serem potenciais transmissores de agentes e doenças para estas atividades.

Barreiras Sanitárias
A Cidasc, por meio das ações desenvolvidas nas 63 Barreiras Sanitárias da Companhia e pelas barreiras volantes (barreira sanitária móvel), impede a circulação de produtos inapropriados para o consumo. Dessa forma, mantém a qualidade dos alimentos, sejam eles de origem animal ou vegetal, comercializados no estado. Com isso, contribui para a saúde da sociedade catarinense.

Fonte: Milton Kasper – Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste