Nesta semana, o Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de São Miguel do Oeste está promovendo palestras sobre Brucelose e Tuberculose. Ontem, 25, ocorreu o encontro com produtores rurais da Cooperativa de Agricultores Familiares de Palma Sola (Cooper Palma Sola). O evento ocorreu no Centro de Eventos dos Idosos do município.

O Gestor do Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste, Claudio Trombetta, participou da palestra com a médica veterinária da Companhia Miriam Bueno.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste

Na oportunidade, foram apresentadas características, sintomas, formas de contágio e possibilidades para o diagnóstico, além das normatizações relacionadas as doenças. Além disso, foi exibido um panorama do trabalho de Defesa Sanitária Animal em Santa Catarina e as ações da Cidasc para detecção de focos.

Trombetta colocou a Cidasc à disposição para orientar os produtores interessados em iniciar os procedimentos para certificação das propriedades. O Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste desenvolve ações de Defesa Agropecuária em 22 municípios, dentre as atividades executadas está o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste

Também estiveram presentes no encontro o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Agenor Munaro, o Presidente da Cooper Palma Sola, Ademir Zanella, o Vice-presidente da Cooperativa, José Mantelli, o Vice-prefeito de Palma Sola, Moacir Sansigolo, e o Vereador Claudinei Schenn.

Em 2016, o Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal da Cidasc registrou 161 propriedades rurais certificadas, ou em processo de certificação, como livres de Brucelose e Tuberculose. No mesmo ano, a Companhia realizou 14.481 análises de amostras laboratoriais de Brucelose.

Fonte: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste.

Galeria de imagens: