Em São João Batista, 190 quilos de queijo, produzidos de forma clandestina, foram apreendidos por uma barreira sanitária móvel do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Itajaí. O motivo da fiscalização foi a denúncia do trânsito de veículos inapropriados para o transporte dos alimentos.
Os produtos apreendidos, que tinham como destino o município de Nova Trento, não possuíam embalagem ou rótulos que pudessem comprovar a origem. Além disso, o veículo que transportava os queijos estava em condições inadequadas de higiene e sem controle de temperatura.
A ação contou com o apoio da Polícia Militar de São João Batista e foi realizada pelos médicos veterinários do Departamento Regional da Cidasc de Itajaí Anderson Costa Silva e Leonardo da Silva Castro. De acordo com os profissionais da Companhia, o condutor do veículo informou que os queijos foram produzidos no município de Angelina e confirmou a suspeita de que eles seriam comercializados em Nova Trento.
A Cidasc, por meio das ações desenvolvidas nas 63 Barreiras Sanitárias da Companhia e pelas barreiras volantes (barreira sanitária móvel), impede a circulação de produtos inapropriados para o consumo. Dessa forma, mantém a qualidade dos alimentos, sejam eles de origem animal ou vegetal, comercializados no estado. Com isso, contribuí para a saúde da sociedade catarinense.
Importante
Alimentos produzidos clandestinamente (sem nenhum tipo de inspeção) são potenciais veiculadores de riscos físicos, químicos e/ou biológicos para a saúde de quem consome, pois não se tem a garantia da qualidade dos produtos utilizados nem dos processos de higiene e fabricação que esse produto passa. Por exemplo, pode-se citar a brucelose e a tuberculose, que se estiver presente nos animais e o leite não for pasteurizado adequadamente, deixará os produtos lácteos contaminados transmitindo a doença à pessoa.
A Cidasc ressalta a importância de sempre conferir se os produtos de origem animal que você está comprando possuem selo de inspeção SIM (Serviço de Inspeção Municipal), SIE (Serviço de Inspeção Estadual) ou SIF (Serviço de Inspeção Federal).
Fonte: Departamento Regional da Cidasc de Itajaí. / Rosemberg Tartari e Vanessa de Medeiros Bonatelli – Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal da Cidasc.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom