Desde o rebanho dos animais até a chegada ao comércio, a carne de Santa Catarina é inspecionada por diversos órgãos. Na principal ponta da fiscalização está a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc. De acordo com o Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Mafra, Fabiano Franco dos Santos, o órgão tem a missão de garantir a sanidade animal e vegetal e ainda promove o agronegócio de forma sustentável.
O Responsável Regional pela Defesa Sanitária Animal de Mafra, Fernando Bilinski, ressalta que o trabalho é intenso e começa na propriedade rural. Santa Catarina é o único estado brasileiro reconhecido pela Organização Mundial da Saúde – OIE como livre de febre aftosa sem vacinação e está entre os estados livres de Peste Suína Clássica – PSC. Além disso, a Companhia certifica as propriedades que são livres de Brucelose e Tuberculose.
“Nossa carne é de excelente qualidade e isso se dá pela metodologia de trabalho desenvolvido pela Cidasc. Sempre que um foco de doença é detectado, a propriedade é interditada até que o problema seja sanado. Em casos mais graves o animal é sacrificado e incinerado para evitar a contaminação”, declarou Fernando.
Agronegócio em números
Seja em frigoríficos ou na indústria, o agronegócio catarinense abrange mais de 60 mil empregos diretos. Produtores de suínos e aves passam de 18 mil famílias integradas, atualmente 112 países importam a carne catarinense.
Avicultura
A carne de frango é o primeiro produto das exportações de Santa Catarina;
O estado é o segundo maior produtor nacional de carne de frango;
Na produção de 2016 foram 2,1 milhões de toneladas; 870 milhões de aves abatidas; 47% da produção destinada à exportação; 53% da produção para o mercado interno; 8.500 produtores exportaram um milhão de toneladas que corresponde à U$1,7 bilhão de dólares de arrecadação.
Suinocultura
Santa Catarina é o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil;
Na produção de 2016 foram 969 mil toneladas; 10,7 milhões de suínos abatidos; 28,3% da produção destinada à exportação; 71,7% da produção para o mercado interno; 13.120 produtores (cerca de 80% integrados). Exportou 274.1 toneladas;
O estado corresponde por 38% das exportações brasileiras que somam U$ 555,2 milhões de dólares em arrecadação. Rússia, China e Hong Kong representam 67,2% das exportações do estado.
Bovinocultura
Aproximadamente 490 mil bovinos foram abatidos em 2016; a produção atual é de 112 mil toneladas; Santa Catarina importa 50% da carne consumida.
Fonte: Rio Mafra Mix
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom