A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc participou da 1ª Jornada de Atualização Avícola: desafios da avicultura, realizada nos dias 21 e 22 de março, em Xanxerê.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Xanxerê

O evento foi promovido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC e teve como objetivo a atualização de profissionais e graduandos, acrescentando conhecimento além do que é fornecido em sala de aula.

O médico veterinário da Cidasc Nilson Luiz Kaefer palestrou para professores e estudantes dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia. Por meio do tema “Sanidade na área da avicultura”, foram abordados assuntos relacionados às principais doenças tratadas pelo Plano Nacional de Sanidade Avícola – PNSA, além das legislações vigentes.

Em sequência, foi aberto um espaço para questionamentos e debates, o que tornou as palestras mais interativas.

Programa Nacional de Sanidade Avícola

O Programa Nacional de Sanidade Avícola – PNSA foi instituído no âmbito da Secretaria de Defesa Agropecuária pela Portaria nº 193, de 19 de setembro de 1994, estabelecendo diversas as normas e ações para regulamentar a produção avícola e salvaguardar o plantel avícola nacional.

O PNSA vem evoluindo de forma crescente, buscando amparar a cadeia produtiva avícola que tem como principal característica a tecnificação e organização, não sendo por acaso que o Brasil é o terceiro maior produtor e o maior exportador de carne de frango do mundo.

Fonte: Nilson Luiz Kaefer – Departamento Regional da Cidasc de Xanxerê

Fone: (48) 36657037