O Presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Enori Barbieri, participou ontem, 29, da Assembleia de Prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Alto Irani – Amai, em Xanxerê.

Foto: Ascom AMAI

Os representantes destacaram a participação de Enori na assembleia, que teve como um dos assuntos o impacto da Operação Carne Fraca em Santa Catarina.

Barbieri explica que a preocupação atual é o impacto econômico, em virtude de que no Oeste catarinense, por exemplo, 80% da economia é baseada no agronegócio.

O Prefeito de Xaxim e Presidente da AMAI, Lírio Dagort, agradeceu a participação do Presidente da Cidasc e manifestou que a preocupação é de todos. “Os municípios já estão passando por dificuldades financeiras, como gestores teremos que buscar alternativas para enfrentar este momento e também solicitar apoio do Estado para conscientizar o mercado consumidor que em Santa Catarina a produção é de alta qualidade”, salienta Dagort.

Atualmente na região da AMAI 51,67% do Movimento Econômico é provido pelo setor agropecuário, em alguns municípios como Entre Rios, Lajeado Grande e Marema esse índice é maior do que 90%. Sendo que neste cálculo estão de fora as agroindústrias e cooperativas que se encaixam em outra divisão para composição dos índices.

Além dos Prefeitos, também participaram Vice-Prefeitos, Secretários Municipais e Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional – ADR de Xanxerê, Ademir Gasparini.

Durante a reunião também foram apresentadas e aprovadas as contas da AMAI relativas ao exercício 2016, a Sociedade de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Alto Irani – SEAI relatou as atividades que desenvolve e foram repassadas aos Prefeitos informações sobre a XX Marcha à Brasília que será de 15 a 18 de maio, de acordo com a Confederação Nacional de Municípios – CNM, esse é o maior evento político do mundo em número de autoridades presentes.

Compromissos

Enori Barbieri também  foi à São Miguel do Oeste, onde participou de uma palestra sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção – SISBI, realizada pelo Núcleo das Agroindústrias de Associação Empresarial de São Miguel do Oeste.

Fonte: Fernanda Bertotto – Ascom AMAI

Galeria de Imagens: