A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, por meio do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal, realiza o “Curso Para Inclusão de Pragas na Habilitação Para Certificação Fitossanitária”. Responsáveis técnicos de unidades de produção de banana, ativas no Sistema de Gestão da Defesa Agropecuária Catarinense – Sigen+, participam da capacitação. O evento teve início na manhã de hoje, 15, no Centro de Treinamento de Itajaí – Cetrei, localizado no bairro Itaipava.

Foto: Departamento de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc

Após o Uruguai aderir a resolução MERCOSUL/GMC/RES. Nº 23/16, a declaração adicional DA1 tornou-se requisito fitossanitário para exportação de banana brasileira para aquele país. Conforme a resolução, o envio deve-se encontrar livre de Maconellicoccus hirsutus, Selenaspidus articulatus e Thrips palmi. Essa resolução também é requisitada nas partidas de banana com destino para a Argentina.

Devido as mudanças, essa atividade tem como objetivo capacitar os responsáveis técnicos e profissionais da Cidasc na identificação das pragas. Além disso, busca instruir a inclusão delas na habilitação dos responsáveis pela certificação fitossanitária da cultura da banana, permitindo a emissão de Certificado Fitossanitário de Origem – CFO e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado – CFOC. Por fim, objetiva a inclusão dessas pragas na habilitação dos engenheiros agrônomos responsáveis pela emissão de Permissão de Trânsito Vegetal – PTV.

Foto: Departamento de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc

Bananicultura

Santa Catariana ocupa o terceiro lugar entre os estados produtores de bananas no Brasil. Produz anualmente cerca de 665 mil toneladas da frutas, que são cultivadas em 30.427ha, distribuídos em 5 mil propriedades de produtores rurais familiares. A banana catarinense abastece o mercado interno nacional e de exportação para países do Mercosul. Os principais cultivares plantados são o Nanicão e o Prata. Os dados são da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

Defesa Sanitária Vegetal

O sistema de Defesa Sanitária Vegetal constitui-se num trabalho estratégico e sistemático de monitoramento, vigilância, inspeção e fiscalização da produção e do comércio de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal veiculadores de pragas, que possam colocar em risco o patrimônio agrícola e a condição sócio-econômica do Estado de Santa Catarina.

Fonte: Fabiana Alexandre Branco – Departamento Regional da Cidasc de Itajaí.

Fone: (48) 36657037
www.facebook.com/cidasc.ascom/