Foto: Ezequiel Silva – Ascom/Cidasc

“Estamos aprimorando a qualidade dos serviços prestados”, declarou o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, durante a reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária – Fonesa. O encontro reuniu representantes de diferentes estados para tratar do reconhecimento da equivalência dos Serviços Estaduais de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Promovido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, o evento ocorreu no auditório do Escritório Central da Companhia, em Florianópolis, na manhã de hoje, 22.

Foto: Ezequiel Silva – Ascom/Cidasc

O Presidente da Cidasc, Enori Barbieri, deu início ao compromisso cumprimentando e agradecendo a presença de todos. Participaram da conferência profissionais dos Serviços de Inspeção do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal – Iagro, do Mato Grosso do Sul. Além de representantes de outros estados, como Espírito Santo e São Paulo. O Gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos Origem Animal da Cidasc, Sergio Silva Borges, e a Advogada da Companhia Priscila Paganini Costa Ferrari também compareceram à reunião.

Após o último encontro do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Codesul, em Cascavel (PR), a Cidasc convidou profissionais dos serviços de inspeção de diversos estados para a conferência promovida nesta manhã.

Foto: Ezequiel Silva – Ascom/Cidasc

Airton Spies destacou a importância do Fonesa e considerou a reunião como um “grande avanço para desburocratizar o processo (de Inspeção) e torná-lo mais ágil”. Para o Secretário Adjunto, é fundamental trabalhar na modernização do procedimento, dessa forma o serviço ficará mais inteligente e eficaz.

“Nós estamos trabalhando para dar seguimento à resolução assinada pelos governadores, atendendo aos aspectos técnicos e sanitários para que seus objetivos sejam integralmente alcançados”, comentou a respeito do encontro o Diretor Presidente da Adapar, Inácio Afonso Kroetz, Presidente do Fonesa. De acordo com Kroetz, promover o intercâmbio de ideias entre as áreas técnicas dos estados é essencial para conquistar o reconhecimento de equivalência dos Serviços Estaduais de Inspeção. Ele ressaltou que um esboço do projeto de lei está encaminhado e apresentou números referentes as ações de inspeção desenvolvidas pelos estados.

Codesul

O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – Codesul-BRDE, foi criado, em 1961, por meio de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992, o estado do Mato Grosso do Sul passou a integrar o conselho. O objetivo é de encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do país.