O Governador Raimundo Colombo participou nesta quarta-feira, 8, durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Paraná, da reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Codesul. No encontro, que reuniu os governadores do Paraná, Carlos Beto Richa, do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, foram assinadas resoluções com destaque para a inspeção de produtos de origem animal visando a unificação do mercado entre os estados do Sul. Também foi discutida a flexibilização das condições de crédito ao estado de Mato Grosso do Sul. O governador da província de Tucumán na Argentina, Juan Luis Manzur, que é Presidente da Zona de Integração do Centro-Oeste Sul Americano – Zicosur, participou do evento.

Foto: James Tavares/Secom

“O mais importante da nossa reunião é a integração dos quatro estados para que a gente faça um trabalho em conjunto. Temos um braço importante de desenvolvimento que é o BRDE, através de financiamentos e de políticas específicas para o desenvolvimento”, disse Colombo.

A assinatura da resolução visa o encaminhamento de projeto de lei para o reconhecimento de equivalência dos Serviços Estaduais de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que realizam Inspeção Sanitária e Industrial por meio de servidores estaduais e de empresas especificamente credenciadas para essa finalidade no âmbito Codesul/BRDE, facultada a adesão de outras Unidades da Federação.

O governador Raimundo Colombo contou que o objetivo da resolução é unificar os mercados entre os estados do Sul que necessitam de inspeção sanitária. “O que é produzido no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul poderá ser vendido em qualquer um dos três estados com licenças estaduais. Esse é um projeto de lei que vamos enviar para cada uma das Assembleias Legislativas fazendo com que saia de um mercado consumidor restrito para os quatro estados. Isso valoriza o pequeno empresário que não tem a licença nacional. Essa medida ainda consegue favorecer bastante e fortalecer as pequenas e médias empresas do setor do agronegócio em relação à sanidade animal”, afirmou.

O documento foi apresentado pelo Secretário de Estado da Agricultura do Paraná, Norberto Ortiga, que é Coordenador da Comissão de Agricultura do Codesul e pelo Diretor Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar, Inácio Afonso Kroetz, Presidente do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária – Fonesa.

Durante o encontro, foi discutida a flexibilização das condições de crédito ao Mato Grosso do Sul, MS. Em seguida, foi assinado o documento que altera a política operacional do BRDE em MS. “O estado sul-mato grossense não participa do capital do banco, mas está na região geográfica do país que conta com o Centro-Oeste. Havia uma exigência de que pelo menos 50% do financiamento fosse destinado à compra de bens e serviços da região Sul. Com isso, diminuímos essas exigências e desburocratizamos a operação, porque há integração regional, e os produtores daquele estado, automaticamente, sem formalismo, têm a interação com as indústrias dos três estados do Sul do país”, explicou o Presidente do BRDE, Odacir Klein.

As outras resoluções assinadas durante reunião foram para aprovação da alteração no Regimento Interno do BRDE e da revisão e consolidação do orçamento de despesas administrativas do banco em relação ao exercício de 2016 e proposta orçamentária para 2017. Na oportunidade, também foram assinados contratos de financiamentos do BRDE e entregues cheques a empresas do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Colombo falou também sobre o Transpacífico, para que o Sul não fique de fora dos mercados com outros países. “É fundamental buscar de forma muito forte a exportação de carnes para outros países a exemplo do Japão e Coreia do Sul”, disse.

O Codesul

O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – Codesul-BRDE, foi criado, em 1961, por meio de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992, o estado do Mato Grosso do Sul passou a integrar o conselho. O objetivo é de encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do país.

Show Rural

Foto: James Tavares/Secom

Há 29 anos o Show Rural Coopavel contribui com o aprendizado de produtores rurais e a economia do campo levando a Cascavel as maiores empresas do agronegócio nacional e internacional. São mais de 235 mil visitantes que buscam aumentar a produtividade de suas propriedades com o conhecimento e os negócios disponíveis no evento. O espaço conta com 720 mil metros quadrados, estacionamento gratuito, restaurante e lanchonete, além de ruas cobertas. A edição de 2017 acontece até 10 de fevereiro e o principal objetivo é a difusão de tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br  
Telefone: (48)  3665-3005 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e  @GovSC

Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom