Cinco mercados de Caçador foram vistoriados nesta quarta-feira, 15, durante uma operação conjunta coordenada pelo Ministério Público. A força-tarefa resultou na apreensão de aproximadamente 670 quilos de produtos impróprios para o consumo ou sem procedência.

Foto: Diário Rio do Peixe.

Participaram da ação a Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e Vigilância Sanitária estadual. A operação também foi realizada nesta semana na cidade de Rio das Antas e em outros estabelecimentos.

De acordo com informações, a fiscalização mirou os produtos de origem animal e vegetal, como carne (maioria), queijo, mortadela e outros. Várias mercadorias estavam com a validade vencida, condicionadas de forma irregular ou sem especificar a origem.

O material foi recolhido pela Polícia Ambiental e destinado ao aterro sanitário de Caçador, onde foi inutilizado com aplicação de iodo. O objetivo da operação foi retirar de circulação produtos que, devido às irregularidades, fazem mal à saúde do consumidor.

Inspeção

O serviço de Inspeção da Cidasc desenvolve ações de inspeção de produtos de origem animal, com a finalidade de permitir a comercialização dos produtos entre municípios e garantir a qualidade dos produtos que chegam à mesa dos consumidores.

Atualmente, são aproximadamente 465 profissionais, vinculados a dez empresas credenciadas, habilitados a prestar o serviço em todo território catarinense, com 35 médicos veterinários da Cidasc atuando na fiscalização da inspeção. Ao longo do ano de 2016, as ações do serviço de inspeção apresentam números significativos, como as 1113 empresas registradas no Serviço de Inspeção Estadual – S.I.E., 23 estabelecimentos cadastrados no Sistema Brasileiro de Inspeção – SISBI/POA, mais de 200 ações de combate à clandestinidade e mais de 500 ações de combate a fraudes junto a outras entidades de controle, somando mais de mil análises por meio dos sistemas de controle de qualidade dos processos de fabricação e produtos fabricados.

Fonte: Caçador Online.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom