A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal realizou na última sexta-feira, 9, uma audiência pública no Centro de Eventos Newton Stélio Fontanella, em São Joaquim, para tratar das principais demandas da produção de maçãs no Brasil. O evento reuniu produtores, técnicos, parlamentares e representantes do governo, que debateram problemas como o financiamento da safra, seguro agrícola, medidas fitossanitárias e proteção contra concorrentes de outros países. Entre as demandas apresentadas pelos produtores da fruta, está a manutenção de subvenções do seguro agrícola e maior controle da importação de maçãs da China. Uma comitiva de profissionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc esteve presente na audiência.
Segundo dados apresentados pela TV Senado, a produção de maçãs no Brasil é de 1 milhão de toneladas por ano. A fruta move negócios na ordem de 6 bilhões de reais por ano e promove 195 mil empregos diretos e indiretos. “A maçã atualmente é a terceira fruta mais consumida no Brasil, a gente só fica atrás da laranja e da banana. Hoje, de cada 10 maçãs consumidas no Brasil, 9.1 são nacionais”, declarou o Diretor Executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã – ABPM, Moisés Lopes de Albuquerque.
Umas das principais preocupações dos produtores são as maçãs importadas, principalmente da China, pois elas podem estar contaminadas por defensivos ou trazer doenças para os pomares brasileiros. Moisés Lopes de Albuquerque afirma: “que a gente faça o que a Europa, por exemplo, faz conosco que a gente imponha a nossa grade, a nossa legislação aos produtos que são importados”.
A Comissão da Agricultura, presidida pela Senadora Ana Amélia Lemos, contou com a presença de autoridades como o Deputado Federal Valdir Colatto, o Deputado Estadual Natalino Lázare, o Deputado Estadual Roberto Salum, o Presidente da Faesc José Zeferino Pedrozo, Presidente da ABPM Pierre Nicolas Pérès, o Diretor Executivo da ABPM Moisés Lopes de Albuquerque, o Presidente da AMAP Sálvio Rodrigues Proença, o Responsável pela Defesa Sanitária Vegetal do Ministério da Agricultura (SFA-SC) Silvio Luiz Rodrigues Testasecca, o Diretor de Cooperativismo e Agronegócio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca Athos Almeida Lopes Filho, o Gestor do Departamento Regional da Cidasc de São Joaquim Rides Campos Ferreira, o Gestor da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal Alexandre Mees, o Gestor do Departamento Regional da Cidasc de Lages Yuri Jivago Ramos e os Engenheiros Agrônomos da Cidasc Luiz Gonzaga Goulart e Reinhard Krueger, entre outras autoridades da Região.
Entre as demandas apresentadas pelos produtores rurais e entidades do setor, foi debatido o fortalecimento da Cidasc, responsável pela Defesa Agropecuária de Santa Catarina, por meio da contratação de mais técnicos para o combate ao Cancro Europeu. Foi destacado também o trabalho desenvolvido pela Companhia para que no ciclo 2012/2013 conquistássemos a erradicação da Cydia pomonella no Brasil. No ano dessa conquista, 2013, a ABPM homenageou os profissionais da Cidasc com uma placa de reconhecimento pelo trabalho na ação, clique aqui para conferir.
O Gestor Rides Campos Ferreira avalia “a importância desta Audiência Pública, para o município de São Joaquim e região Serrana, é a valorização aos produtores e a cultura da maçã, onde a fruta é a 3ª mais consumida no Brasil, perdendo apenas para Banana e Laranja”.
Fonte: Rides Campos Ferreira – Gestor do Departamento Regional da Cidasc de São Joaquim. TV Senado.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Galeria de Imagens: