Na última quarta-feira, dia 17, em São Lourenço do Oeste, foi realizado um treinamento destinado aos médicos veterinários que atuam na inspeção de produtos de origem animal das regiões do oeste e extremo-oeste de Santa Catarina. A realização das atividades de inspeção nos estabelecimentos do Serviço de Inspeção Estadual, sob fiscalização oficial, é efetuada por profissionais habilitados da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Xanxerê.

O treinamento ocorreu no auditório da Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense – AMNoroeste e foi organizado pelos Departamentos Regionais da Cidasc de Chapecó, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Xanxerê. O objetivo foi atualizar os médicos veterinários a respeito dos novos procedimentos de fiscalização e inspeção recentemente aprovados pelo Serviço de Inspeção Estadual – SIE.

O médico veterinário da Cidasc, responsável pelo SIE do Departamento Regional de São Miguel do Oeste, Milton Kasper, iniciou o evento abordando aspectos da defesa sanitária animal e sua correlação com a inspeção de produtos de origem animal. Enfatizou a importância das doenças de notificação obrigatória e a repercussão na carcaça das espécies de abate.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Xanxerê.

Em seguida, foi a vez de Jamil Correia Junior, médico veterinário da Cidasc responsável pelo SIE do Departamento Regional de Xanxerê. Jamil trouxe aos presentes a atualização do POPSIE 03 que, segundo o médico veterinário, “são os procedimentos operacionais padronizados do SIE com relação à fiscalização e inspeção”. Foram abordados também os principais aspectos na área da inspeção, tal como documentos oficiais, análises laboratoriais, Regime Especial de Fiscalização – REF, avaliação do plano de ações corretivas, entre outros.

Após o coffee break promovido pelo Departamento Regional da Cidasc de São Lourenço do Oeste, a última palestra foi com o médico veterinário Marcelo Nalin, cujo tema foram os Programas de Auto Controle – PACs. Em uma demonstração prática, compartilhando a experiência na área, Nalin apresentou fotos e discorreu sobre os principais PACs, entre eles higienização operacional, higiene pessoal, controle de temperatura, qualidade da água, controle de fraudes e manutenção.

No término do treinamento, a equipe organizadora prestou agradecimentos aos 48 médicos veterinários presentes, enfatizando o evento como uma oportunidade de interação entre os profissionais dos diferentes municípios da região, visando à equalização das atividades no serviço de inspeção estadual.

“Este evento foi uma solicitação do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DEINP da Cidasc e serviu de projeto-piloto para a realização de treinamentos mesorregionais em Santa Catarina”, comentou o médico veterináro Jamil Correia. Os participantes puderam contribuir através do preenchimento de um questionário no qual apontaram suas sugestões e críticas ao evento.

De acordo com o gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Sérgio Borges, a meta é qualificar a todos os inspetores do estado através destes treinamentos.

Fonte: Jamil Correia da Silva Junior – Departamento Regional da Cidasc de Xanxerê.

Galeria de Imagens: