Foto: arquivo pessoal/Ivan Ulsenheimer

Com o retorno das aulas presenciais, as atividades do programa Sanitarista Júnior estão sendo retomadas. Nesta terça, dia 3 de agosto, foi a vez dos estudantes da Escola de Ensino Fundamental Professor Balbino Martins, de Iraceminha, participarem das atividades. A escola é parceira do programa de educação sanitária desde 2019.

Os alunos receberam livros e materiais criados pela Cidasc para explicar às crianças o que é o trabalho de defesa agropecuária desenvolvido pela companhia e como ele impacta a sociedade catarinense. Nas atividades conduzidas pelo médico veterinário Ivan Niederle Ulsenheimer, os estudantes compreenderam porque produtos de origem animal precisam ter selo inspeção sanitária, para preservar a saúde do consumidor. O Serviço de Inspeção Estadual (SIE) é de responsabilidade da Cidasc. 

A defesa agropecuária precisa do apoio da população em geral para ser mais efetiva, pois as medidas sanitárias precisam ser adotadas no dia-a-dia por produtores e por agroindústrias e não só no momento em que ocorre uma fiscalização. Além disso, o consumidor pode colaborar para manter o status sanitário diferenciado que Santa Catarina conquistou, exigindo o selo de inspeção nos produtos de origem animal (como laticínios e embutidos) e denunciando irregularidades. 

O trabalho de educação sanitária é essencial para gerar este engajamento. Entre as principais iniciativas da Cidasc neste sentido estão o Sanitarista Júnior, desenvolvido com as escolas parceiras de ensino fundamental e médio, e o Sanitarista Acadêmico, voltado ao ensino técnico e universitário. As atividades educativas formam cidadãos mais conscientes do quanto a defesa agropecuária contribui para o crescimento da atividade agropecuária e para a produção de alimentos seguros, que não oferecem risco à saúde humana.As escolas interessadas em realizar atividades do Sanitarista Júnior com seus alunos podem procurar o escritório da Cidasc mais próximo ou entrar em contato pelo e-mail diegogindri@cidasc.sc.gov.br. A visão geral do projeto e do material didático já produzido estão disponíveis em http://www.cidasc.sc.gov.br/educacao-sanitaria/sanitarista-junior/ .

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7037
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom