Foto: Departamento Regional de Chapecó/Cidasc

Nesta quarta e quinta-feira (3 e 4 de dezembro), o município de Maravilha foi sede da Ceditec 2025. O evento, promovido pela Cooperativa Regional Auriverde, tem como foco a difusão de conhecimento e de tecnologias do setor agropecuário.

Mais uma vez, o Departamento Regional de Chapecó da Cidasc esteve presente. O estande, mantido em parceria com a Epagri, outra empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, foi um espaço para promover a educação sanitária. No local, os profissionais da Cidasc apresentaram aos produtores e visitantes os programas sanitários que a companhia executa. 

Entre as orientações fornecidas, estavam as medidas de prevenção e controle de diversas doenças de interesse agropecuário, algumas das quais são zoonoses e podem afetar também humanos. Ações preventivas também são fundamentais para a sanidade vegetal, evitando a introdução e dispersão de pragas que possam prejudicar a produção agrícola.

O estande da Cidasc também apresentou as vantagens do Selo de Conformidade Cidasc (SCC), uma certificação de processo para empresas que beneficiam produtos de origem vegetal e que tenham implementado seu Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos (SGSA). Outro atrativo foi o meliponário instalado no estande para demonstrar como é a criação de abelhas sem ferrão, atividade que pode ser uma fonte de renda ao produtor, além de prestar um serviço ambiental com a reprodução de insetos polinizadores.

O gestor do Departamento Regional de Chapecó, Ivan Niederle Ulsenheimer, aproveitou a entrevista concedida a rádio feira, durante o evento, para enaltecer os 46 anos de história da Cidasc, os avanços obtidos ao longo destes anos em defesa agropecuária, que tornaram Santa catarina referência neste quesito, bem como as ações projetadas para o futuro.

As ações educativas realizadas durante o evento agropecuário convergiram com o propósito do Ceditec, de promover o conhecimento e buscar a tecnologia como aliada na inovação e qualificação do agronegócio. A Cidasc considera as cooperativas, como a Auriverde, parceiras na implementação de boas práticas que consolidam Santa Catarina entre os grandes produtores de alimentos.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500