Foto: Divulgação Governo do Estado de Santa Catarina.

O governador Jorginho Mello recebeu a presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos, em seu gabinete nesta quinta-feira, em Florianópolis. Nesta reunião, ela apresentou ao governador um retrospecto do trabalho do Departamento de Educação Sanitária da Cidasc, criada há pouco mais de um ano. 

“O governador Jorginho Mello é o nosso maior apoiador, porque a Cidasc educadora certamente produz resultados duradouros, muito mais que as ações punitivas, embora a fiscalização seja uma obrigação legal do Estado e precisa ser feita. A orientação educa, a fiscalização disciplina”, define a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos.

Sem abrir mão de suas obrigações como órgão fiscalizador, a Cidasc investe continuamente em ações educativas para envolver toda a população nas ações de sanidade agropecuária, muitas das quais têm impacto direto na saúde humana. É o caso do controle e prevenção de zoonoses como a raiva, prevenível com vacinação e cujo controle em animais de produção é realizado pela Cidasc. 

Além de orientar os produtores rurais sobre boas práticas e cuidados sanitários na produção animal, vegetal e no beneficiamento destes produtos, a empresa pública mantém projetos de educação sanitária direcionados a outros segmentos da sociedade. O melhor exemplo é o projeto Sanitarista Junior, que leva a escolas parceiras temas relacionados à defesa agropecuária, trabalhados de forma interdisciplinar no ensino fundamental ao longo do ano letivo.

Na reunião, Celles Regina de Matos entregou uma camiseta do projeto ao governador e mostrou também o material didático, que foi criado e fornecido pela Cidasc para professores e alunos participantes. Em uma década, milhares de estudantes do ensino fundamental já foram contemplados e preparados para serem multiplicadores dos conhecimentos recebidos. É um trabalho que tem sido apoiado pela comunidade, recebendo apoio direto de instituições como o Ministério Público de Santa Catarina e cooperativas com atuação no meio rural. Afinal, a sanidade interessa a todos!

O Departamento de Educação Sanitária da Cidasc também tem buscado ampliar as parcerias com instituições de ensino técnico e superior, contribuindo com a formação de futuros técnicos agrícolas, engenheiros-agrônomos e médicos-veterinários. O objetivo é que se formem com mais domínio sobre ações de defesa agropecuária e possam atuar em sintonia com a Cidasc e os produtores rurais. 

+Projeto Sanitarista Junior

O Projeto Sanitarista Junior, promovido pela Cidasc, busca aproximar crianças e jovens das práticas de defesa agropecuária, destacando a relevância da biosseguridade, da prevenção de doenças e das boas práticas agropecuárias. Além disso, os estudantes aprendem sobre inspeção de produtos de origem animal, boas práticas na manipulação de alimentos e prevenção de doenças transmitidas por alimentos.

Criado a partir do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, o projeto é desenvolvido em parceria com escolas por livre demanda desde 2015. A iniciativa já beneficiou milhares de estudantes catarinenses, que ao final do ano letivo recebem o certificado de Sanitarista Junior. O material didático, elaborado por profissionais da Cidasc, apresenta as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária, abordando temas como saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação ambiental e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, tornando a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, exibição de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária, consolidando-se como um instrumento essencial para a formação de futuros sanitaristas e promotores da saúde agropecuária catarinense.

Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o Departamento Estadual de Educação Sanitária (Desan) da Cidasc, pelo e-mail: desan@cidasc.sc.gov.br   

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500