
A edição 2025 da Efapi – Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Chapecó – teve início no dia 10 de outubro e se estende até o domingo, dia 19, reunindo diversos setores econômicos. No Espaço do Produtor, dedicado ao agro, estão empresas e órgãos públicos ligados ao segmento, como a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape) e as empresas públicas a ela vinculadas, entre elas a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
O estande institucional da Cidasc apresenta os programas sanitários desenvolvidos para o controle e prevenção de diversas doenças e pragas de interesse agropecuário. Com este trabalho da defesa agropecuária, o estado oferece melhores condições de sanidade para que o produtor obtenha sucesso em sua atividade, o que é perceptível nos números da produção e comercialização de alimentos para o Brasil e exterior.


Além disso, no estande são exibidos produtos de agroindústrias atendidas pela Cidasc e que receberam o Selo de Conformidade Cidasc (SCC) ou os selos de inspeção sanitária concedidos pela empresa pública para produtos de origem animal. O gestor do Departamento Regional de Chapecó da Cidasc, Ivan Niederle Ulsenheimer, destaca ainda que a presença na feira oportuniza atividades de educação sanitária, envolvendo a população em ações da defesa agropecuária que promovem a saúde pública, como o combate às zoonoses.
O que a Cidasc mostra na Efapi?

A região Oeste se destaca em diversos segmentos da produção agropecuária, que se fortalece com o trabalho da defesa agropecuária. O produtor ou sócio de agroindústria pode aproveitar a Efapi para conhecer várias oportunidades que a Cidasc oferece para o aprimoramento da produção agropecuária e para o beneficiamento de produtos de origem animal e vegetal:
- Adesão ao Selo de Conformidade Cidasc (SCC): é de caráter voluntário e consiste na certificação de processo para empresas que beneficiam produtos de origem vegetal e implementarem, com sucesso, um Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos (SGSA).
- Inscrição no Serviço de Inspeção Estadual (SIE): produtos de origem animal precisam ser produzidos em estabelecimentos registrados em um serviço de inspeção sanitária. O SIE, sob responsabilidade da Cidasc, tem abrangência estadual, permitindo a comercialização da produção em toda Santa Catarina.
- Adesão ao Sisbi: O Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi) é um selo de inspeção sanitária que permite a comercialização dos produtos de origem animal em todo o país. A agroindústria que já possui SIE pode obter também o Sisbi (ou solicitar ambos simultaneamente), pois os procedimentos adotados são reconhecidos como equivalentes pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
- Obtenção do Selo ARTE: o produtor pode solicitar o selo para produtos de origem animal de caráter artesanal, abrindo um processo de reconhecimento junto à Cidasc. Produtos com Selo ARTE podem ser vendidos para todo o país, abrindo novas perspectivas de negócios para produtores e suas famílias.
- Certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose: o certificado é emitido mediante a testagem do rebanho e traz ganhos para a saúde animal, para a saúde de quem trata o gado e para a sociedade, contribuindo para o controle destas importantes zoonoses. A Cidasc pode orientar quanto à abertura do processo de certificação.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500