O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo promoveu o evento Sanidade Suína em Foco – Formação Técnica Integrada, conduzido por profissionais que atuam em Santa Catarina, estado líder na suinocultura no Brasil. Um dos palestrantes foi o médico-veterinário da Cidasc César Augusto Barbosa de Macedo, que abordou o tema “Eutanásia, necropsia, coleta e envio de amostras”.

O encontro teve duração de três dias, sendo dois realizados de forma online e o último presencial. No terceiro dia, no período da manhã, Macedo fez uma abordagem teórica do tema teórica e, no período da tarde, conduziu uma atividade prática, demonstrando os métodos de eutanásia, técnica de necropsia, coleta de órgãos, identificação e envio de amostras ao laboratório oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária.

O evento foi direcionado a médicos-veterinários que atuam no Serviço Veterinário Oficial, com o objetivo de atualizar conhecimentos e promover a capacitação em situações de atendimento às notificações. Além da experiência da Cidasc em sanidade animal, os participantes também acompanharam palestras de profissionais da Embrapa Suínos e Aves, da Universidade do Estado de Santa Catarina e do Ministério da Agricultura e Pecuária. Os palestrantes abordaram os aspectos clínicos e epidemiológicos das principais doenças do Programa Nacional de Sanidade Suídea, a questão dos suínos asselvajados (javalis) e o Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500