
O Projeto Sanitarista Junior, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), foi citado na publicação digital “Inova SC – Cultura Maker e Digital, vol. 3/2025”, lançada pela Secretaria de Estado da Educação. O e-book reúne experiências desenvolvidas nos Laboratórios Maker e de Tecnologias Digitais da rede estadual de ensino, valorizando iniciativas que unem inovação, prática pedagógica e formação cidadã.
O capítulo dedicado ao projeto tem como título “Sanitarista Junior: Conhecimento que Protege – Escola de Educação Básica Bernardo Müller, do município de Presidente Getúlio e Coordenadoria Regional de Educação de Ibirama” e foi escrito pelas professoras Bruna Gomes Francisco e Daiane Buzzi. No texto, as autoras descrevem os materiais necessários, os objetos de conhecimento em estudo, além de relatarem as atividades e os momentos vivenciados pelos estudantes. Clique aqui e confira a publicação na página 243.

Na Escola de Educação Básica Bernardo Müller, as ações envolveram alunos do 6º ano no componente curricular de Ciências. As atividades foram conduzidas pelo médico-veterinário César Augusto Barbosa de Macedo, entre outros profissionais da Cidasc, com apoio de recursos tecnológicos, como celulares, tablets e projetor, e tiveram como foco a educação sanitária, a segurança alimentar, a sanidade animal e vegetal, e a preservação ambiental.

Durante os encontros, os estudantes assistiram a vídeos educativos, participaram de debates, realizaram pesquisas orientadas e interagiram com profissionais da Cidasc e engenheiros-agrônomos. Entre os temas abordados, estiveram o uso correto de defensivos agrícolas, a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a prevenção contra doenças como a Influenza Aviária (H5N1).
O projeto também contou com a presença da personagem Getulina, uma vaca representativa das festividades locais, que tornou a experiência mais dinâmica e aproximou o conteúdo da realidade dos estudantes, inseridos em uma das principais bacias leiteiras do Alto Vale do Itajaí. Ao final, os alunos produziram cartazes educativos sobre boas práticas sanitárias, socializando o conhecimento com a comunidade escolar e outras instituições da região.
O Sanitarista Junior é um programa institucional da Cidasc que busca formar agentes multiplicadores de educação sanitária em escolas públicas e privadas de todo o Estado, promovendo a integração entre teoria e prática para estimular atitudes responsáveis em prol da saúde pública.
O Projeto Sanitarista Junior, promovido pela Cidasc, busca aproximar crianças e jovens das práticas de defesa agropecuária, destacando a relevância da biosseguridade, da prevenção de doenças e das boas práticas agropecuárias. Além disso, os estudantes aprendem sobre inspeção de produtos de origem animal, boas práticas na manipulação de alimentos e prevenção de doenças transmitidas por alimentos.
Criado a partir do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, o projeto é desenvolvido em parceria com escolas por livre demanda desde 2015. A iniciativa já beneficiou milhares de estudantes catarinenses, que ao final do ano letivo recebem o certificado de Sanitarista Junior. O material didático, elaborado por profissionais da Cidasc, apresenta as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária, abordando temas como saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação ambiental e promoção da saúde humana.
O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, tornando a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, exibição de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária, consolidando-se como um instrumento essencial para a formação de futuros sanitaristas e promotores da saúde agropecuária catarinense.
Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o Departamento Estadual de Educação Sanitária (Desan) da Cidasc, pelo e-mail: desan@cidasc.sc.gov.br
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500