Cidasc compartilhou seu caso de sucesso em reunião do Fonesa Sul, durante a Expointer

A diretora de Defesa Agropecuária apresentou detalhes da estratégia que mantém a avicultura comercial catarinense livre de influenza aviária. Foto: Ascom/Cidasc

Nesta quinta-feira, a diretora de Defesa Agropecuária da Cidasc, Débora Reis Trindade Andrade, apresentou a experiência catarinense em relação à influenza aviária, durante a reunião do Fórum Nacional de Executores de Defesa Agropecuária da Regional Sul (Fonesa Sul), durante a Expointer, em Esteio (RS). O Estado de Santa Catarina segue livre desta enfermidade na avicultura comercial, com um trabalho sólido de educação sanitária, além das atividades de vigilância.

A explanação foi acompanhada por representantes de mais de 20 estados e para autoridades ligadas ao setor agropecuário. A Cidasc iniciou as ações preventivas antes mesmo da confirmação do primeiro caso em ave silvestre no Brasil. Também atuou de forma ágil nos dois únicos focos em aves de fundo de quintal registrados em Santa Catarina nos últimos dois anos.

Para a presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, Celles Regina de Matos, estes resultados são motivo de orgulho. A presidente, que também preside neste momento o Fonesa Sul, considera que o trabalho integrado fortalece as atividades de defesa em todo o país e a experiência catarinense é valiosa para que outras agências possam atuar e proteger a avicultura e as exportações de carne de aves.

O Fórum Nacional de Executores de Defesa Agropecuária da Regional Sul (Fonesa Sul) reúne os órgãos de defesa agropecuária dos três estados do Sul. Além da presidente Celles Regina de Matos e da diretora Débora Reis Trindade de Andrade, representando a Cidasc, participaram da agenda de trabalho na quarta e quinta-feira: o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, e a representante da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi), Rosane Collares Moraes, responsável pelo Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
Ouvidoria: 0800 644 8500