
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) encerrou, no último sábado (16/08), sua participação na 1ª edição do Floripa Rural, realizada em Florianópolis, com saldo positivo e grande adesão do público. Durante dois dias, milhares de visitantes puderam vivenciar experiências do campo em plena cidade e conhecer de perto a força da agropecuária catarinense por meio de empreendimentos da agricultura familiar.

Com o tema “Um Dia de Campo na Cidade”, o evento reuniu atividades educativas, oficinas, visitas guiadas, degustações e uma feira com mais de 20 produtores rurais e agroindústrias familiares que apresentaram alimentos inspecionados pela Cidasc, valorizando a qualidade, a segurança e a diversidade da produção catarinense.

Entre os destaques na sede da Cidasc estiveram a Caverna do Morcego e Caça aos Insetos, demonstrações da vespa-da-madeira, inspeção de alimentos de origem animal, apresentação de abelhas-sem-ferrão, além de espaços interativos como o painel instagramável, atividades infantis, estande tecnológico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/SC), estande institucional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa – SC), presença do helicóptero da Polícia Civil (PCSC) e da cavalaria da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

Dezenas de barracas – todas elas bastante procuradas – apresentavam a importância do trabalho realizado pela Cidasc à sociedade. Além de toda a apresentação institucional, o jardim da companhia foi espaço para degustação e comercialização de diversos produtos da agricultura catarinense, em especial, os produtos artesanais com Selo ARTE.

“A participação da Cidasc no Floripa Rural reforça nossa missão de aproximar o campo da cidade, levando informação, conhecimento e, ao mesmo tempo, valorizando o trabalho de quem produz com responsabilidade sanitária. Foi um espaço de troca, de experiências e de reconhecimento da agricultura familiar catarinense”, destacou a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos.

Nos estandes montados na sede da empresa, o público teve acesso a uma variedade de sabores regionais, como queijos artesanais, mel, embutidos, cachaças, cervejas, kombucha, biscoitos coloniais, frutas, sucos e conservas, todos com o selo de inspeção, que garante qualidade e segurança dos alimentos de origem animal e vegetal.
Confira as empresas participantes na Cidasc, da 1ª edição do Floripa Rural:
– Açor Sabores da Ilha – patês artesanais com frutos-do-mar. @acor_sabores_da_ilha
– Apiário Golden Bee – Mel, própolis, bebidas com mel (cachaça, hidromel e cachacinha). @jcbees_meliponario
– Bachmann Artesanal – Geleias, conservas, caponata e tomate seco. @bachmannartesanal
– Cachaças Catarinenses – Cachaças. @cachacadoimperador
– Cooperativa Regional Agropecuária Serrana (Cooperserra) – Maçãs in natura, sucos, maçãs crocantes e chá de raspa de maçã. @cooperativacooperserra
– Delícias do Sítio – Bolachas. @delicia_do_sitio20
– Faroeste Beer – Cervejas. @faroestebeer
– Fazenda 3Ms – Mel silvestre. @mel.fazendammm
– Frigorífico D’Agostini – Torresmo, embutidos, defumados, copas e charcutaria. @casadotorresmodagostini
– Frigorífico Massarandubense – Embutidos e defumados. @frigorificomassarandubense
– Ká Kombucha – Kombucha artesanal. @ka_kombuchas
– Laticínio Fazenda Velha – Queijos coloniais, maturados e temperados, manteiga, ricota. @laticiniofazendavelha
– Laticínios Castelense – Queijos parmesão, montanhês, provolone, entre outros. @laticinios.castelense
– Laticínios Holandês – Iogurtes e queijos. @latholandes
– Lilibel Alimentos – Biscoitos de polvilho e de trigo. @lilibel.alimentos
– Queijaria Guinther – Queijos. @queijariaguinther
– Queijo com Sotaque – Queijos finos. @queijocomsotaque
– Rouwstik – Queijo azul e queijos coloniais de ovelha e vaca. @rouwstikqueijo
– Salumeria Nonno Luigi – Copa tipo di Calabria, copa lombo defumada, sopressa vicentina, bacon, pancetta, guanciale, presunto tipo Parma, linguiças e pepperoni. @nonnoluigi.salumeria
– Serra da Abelha Queijo Colonial – Queijos frescos, maturados, zero lactose e de coalho. @queijosserradaabelha
– Sítio Vô Ipa – Queijo Diamante – Queijos, doce de leite e geleias artesanais. @queijoartesanalvoipa
– Vale das Bananas – Produtos de banana orgânica e biodinâmica. @vale_das_bananas
– Zotonelli – Sucos. @sucoszottonelli










Realizado em parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape), Cidasc, Epagri, Centro de Ciências Agrárias da UFSC (CCA/UFSC), Prefeitura de Florianópolis (Jardim Botânico) e Icasa, o evento também contou com o apoio de instituições como Crea-SC, Mapa e Ceasa/SC.

O Floripa Rural foi aberto, no dia 15/08, a estudantes da Grande Florianópolis que participaram de atividades educativas por meio do “Passaporte Aventuras do Campo”. Já no sábado (16/08), o espaço recebeu famílias e a comunidade em geral, consolidando-se como uma experiência inovadora que conecta saberes, práticas e sabores do meio rural ao público urbano.



A criação do Selo ARTE se deu pela Lei n.° 13.680, de 14 de junho de 2018 e foi regulamentada pelo Decreto n.º 9918, de 18 de julho de 2019. Essas normativas definiram que produtos artesanais de origem animal, com o Selo ARTE, tem autorização para comercialização em todo o território nacional.
Em julho de 2020, a Secretaria de Estado da Agricultura de Santa Catarina (SAR) publicou a Portaria n.º 20/2020 com os procedimentos para a concessão do Selo ARTE no Estado e em agosto, conforme a Portaria n.º 25/2020, constituiu o Comitê Estadual do Selo ARTE. O “Cesarte” é um fórum técnico de natureza consultiva, composto por representantes da SAR, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa/SC), da Cidasc e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), responsável por assessorar, dirimir dúvidas, estabelecer parâmetros e propor os procedimentos adicionais necessários para a concessão do Selo ARTE no Estado de Santa Catarina.
A concessão do Selo ARTE é competência dos órgãos estaduais de agricultura. Em Santa Catarina, esta atividade está sendo coordenada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp). Os produtos catarinenses beneficiados com o Selo ARTE podem ser consultados no site da Cidasc e também na página do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500