
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) estará presente na 1ª edição do Floripa Rural, que acontece nos dias 15 e 16 de agosto, em Florianópolis, integrando uma rota de experiências que conecta o Jardim Botânico, no bairro Itacorubi, às instituições parceiras do setor agropecuário.
Com o tema “Um Dia de Campo na Cidade”, o evento é gratuito e pretende aproximar o público urbano das práticas e produtos do meio rural, valorizando a agropecuária catarinense e promovendo troca de conhecimentos e vivências.
O evento também representa um passo importante no reconhecimento da agricultura familiar catarinense. “O Floripa Rural é um espaço que valoriza o produtor, mostra a força do setor agropecuário e fortalece as conexões entre quem produz e quem consome. É uma ação educativa, cultural e social que reafirma o papel da Cidasc na defesa agropecuária e na promoção de um campo mais visível e respeitado”, destaca a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos.
Ao longo do percurso, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho da Cidasc na defesa agropecuária e participar de uma série de experiências, entre elas:
- Caverna do Morcego e Caça aos Insetos;
- Van com demonstração da vespa da madeira;
- Estande do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), com óculos de realidade virtual;
- Estande do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa);
- Estande das Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC);
- Painel Instagramável e lounge;
- Demonstração de inspeção e aferição de temperatura de alimentos;
- Apresentação de abelhas-sem-ferrão;
- Ações educativas e espaço infantil para pintura;
- Helicóptero da Polícia Civil; e
- Cavalaria da Polícia Militar de Santa Catarina.

Além das atividades educativas e interativas, a sede da Cidasc abrigará uma feira com produtores e produtos inspecionadas pelos serviços de inspeção animal e vegetal da Cidasc:
- Apiário Golden Bee – Mel, própolis, bebidas com mel (cachaça, hidromel e cachacinha).
- Bachmann Artesanal – Geleias, conservas, caponata e tomate seco.
- Cooperativa Regional Agropecuária Serrana – Maçãs in natura, sucos, maçãs crocantes e chá de raspa de maçã.
- Fazenda 3Ms – Mel silvestre.
- Frigorífico D’Agostini – Torresmo, embutidos, defumados, copas e charcutaria.
- Frigorífico Massarandubense – Embutidos e defumados.
- Ká Kombucha – Kombucha artesanal.
- Laticínio Fazenda Velha – Queijos coloniais, maturados e temperados, manteiga, ricota.
- Laticínios Castelense – Queijos parmesão, montanhês, provolone, entre outros.
- Laticínios Holandês – Iogurtes e queijos.
- Lilibel Alimentos – Biscoitos de polvilho e de trigo.
- Queijaria Guinther – Queijos.
- Queijo com Sotaque – Queijos finos.
- Rouwstik – Queijo azul e queijos coloniais de ovelha e vaca.
- Salumeria Nonno Luigi – Copa tipo di Calabria, copa lombo defumada, sopressa vicentina, bacon, pancetta, guanciale, presunto tipo Parma, linguiças e pepperoni.
- Scoz Indústria de Queijos Coloniais – Queijos coloniais.
- Serra da Abelha Queijo Colonial – Queijos frescos, maturados, zero lactose e de coalho.
- Sítio Vô Ipa – Queijo Diamante – Queijos, doce de leite e geleias artesanais.
- Vale das Bananas – Produtos de banana orgânica e biodinâmica.
Programação
No dia 15 de agosto, das 8h30 às 17h30, as atividades serão direcionadas as escolas da Grande Florianópolis previamente inscritas, com a entrega do Passaporte Aventuras do Campo, que poderá ser completado nos cinco pontos de visitação. Apesar do foco estudantil, o evento também estará aberto a visitantes espontâneos.
No sábado, 16 de agosto, das 9h às 17h, o evento será aberto ao público, com foco em famílias e grupos comunitários. As crianças também poderão participar da atividade do passaporte e receber brindes ao completar a rota.
O Floripa Rural é realizado por seis instituições: Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape), Cidasc, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Centro de Ciências Agrárias da UFSC (CCA/UFSC), Prefeitura de Florianópolis (Jardim Botânico) e Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa). A programação inclui visitas guiadas, oficinas, palestras, degustações e atividades interativas sobre sustentabilidade, inovação e sanidade animal, vegetal e inspeção de produtos de origem animal e vegetal.
Mais informações estão disponíveis no site oficial do evento: www.floriparural.com.br.
SERVIÇO
1ª edição do Floripa Rural
Data: 15 e 16 de agosto de 2025 (sexta-feira e sábado)
Hora: 15/08, das 8h30 às 17h30 e 16/08, das 9h às 17h.
Local: Cidasc, Rodovia Admar Gonzaga, 1.588 – Florianópolis
Entrada: Gratuita
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500