Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.

Na última terça-feira (1º/07), 58 alunos da Escola Municipal Bairro Bortolotto, de Criciúma, participaram de uma atividade prática promovida pelo Projeto Sanitarista Junior, desenvolvido pelo Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Criciúma. Divididos em duas turmas, nos períodos matutino e vespertino, os estudantes visitaram a queijaria artesanal Semprebom, localizada no município de Nova Veneza, para um dia de campo voltado à conscientização sobre segurança dos alimentos de origem animal e defesa sanitária.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.

A visita técnica foi realizada na propriedade leiteira da família Semprebom, conduzida pelo produtor rural José Carlos Semprebom e por sua filha, a produtora Carla Semprebom. No local, os alunos puderam acompanhar, de forma prática, as etapas do processo de produção de queijos artesanais, além de aprender sobre importantes medidas de controle higiênico-sanitárias na criação de bovinos, boas práticas de ordenha, alimentação de ruminantes, manejo dos animais e cuidados na fabricação de alimentos de origem animal.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.

Participaram da ação o gestor do Departamento Regional da Cidasc de Criciúma, Eduardo Pesenti, as médicas-veterinárias Carla Zoche e Luiza Netto Ghislandi, o engenheiro-agrônomo e técnico agrícola João Natalino Martins e o técnico agrícola Elton Nuernberg. A equipe acompanhou os estudantes durante toda a atividade, orientando sobre os cuidados essenciais para garantir a inocuidade dos alimentos e a saúde dos consumidores.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.

A diretora da escola, Silvana Waterkemper, e os professores Jussara Sávio e Felipe também acompanharam a visita. Este é o quarto ano consecutivo que a Escola Municipal Bairro Bortolotto participa do Projeto Sanitarista Junior, uma iniciativa da Cidasc que busca aproximar os estudantes do meio rural e ampliar o conhecimento sobre práticas agropecuárias seguras, defesa agropecuária e educação sanitária.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.

Para o gestor regional da Cidasc de Criciúma, Eduardo Pesenti, proporcionar essa vivência prática é uma forma eficaz de conectar os jovens à realidade do campo e à importância das ações de defesa agropecuária. “Mais do que uma simples visita, esse contato direto com a produção rural permite que os alunos compreendam a responsabilidade envolvida na cadeia produtiva de alimentos. É uma forma de despertar neles a consciência sanitária e a valorização do produtor que segue as normas e boas práticas”, destacou Pesenti.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Criciúma.

A propriedade visitada tem reconhecimento pelo compromisso com a produção segura de alimentos. Em 24 de janeiro de 2025, a queijaria Semprebom recebeu da Cidasc o certificado do Selo ARTE para cinco variedades de queijos artesanais: Queijo Colonial, Queijo Colonial Maturado, Queijo Colonial Temperado com Chimichurri, Queijo Colonial Temperado com Pimenta e Orégano e Queijo Colonial sem Lactose. O Selo ARTE atesta a qualidade e a conformidade sanitária dos produtos, permitindo sua comercialização em todo o território nacional.

+Projeto Sanitarista Junior

O Projeto Sanitarista Junior, promovido pela Cidasc, busca aproximar crianças e jovens das práticas de defesa agropecuária, destacando a relevância da biosseguridade, da prevenção de doenças e das boas práticas agropecuárias. Além disso, os estudantes aprendem sobre inspeção de produtos de origem animal, boas práticas na manipulação de alimentos e prevenção de doenças transmitidas por alimentos.

Criado a partir do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária, o projeto é desenvolvido em parceria com escolas por livre demanda desde 2015. A iniciativa já beneficiou milhares de estudantes catarinenses, que ao final do ano letivo recebem o certificado de Sanitarista Junior. O material didático, elaborado por profissionais da Cidasc, apresenta as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária, abordando temas como saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação ambiental e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, tornando a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, exibição de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária, consolidando-se como um instrumento essencial para a formação de futuros sanitaristas e promotores da saúde agropecuária catarinense.

Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o Departamento Estadual de Educação Sanitária (Desan) da Cidasc, pelo e-mail: desan@cidasc.sc.gov.br    

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500