Composto por oito municípios – Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo e Santa Terezinha – o Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Mafra é fundamental para o desenvolvimento agropecuário do Planalto Norte Catarinense. A abrangência regional é dividida em sete Unidades Veterinárias Locais (UVLs) e integra as associações dos municípios da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) e Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc).
Localizado no centro do Planalto Norte, o Departamento Regional de Mafra está em uma posição privilegiada, cruzado por rodovias federais, estaduais e ferrovias que conectam a região a todo o Estado de Santa Catarina e ao Brasil. A BR-116, por exemplo, liga o Norte ao Sul do país, enquanto a BR-280 conecta o Leste ao Oeste catarinense, facilitando o acesso ao Porto de São Francisco do Sul. Com uma área total de 6.634 km², Mafra e Itaiópolis destacam-se como o 3º e 4º maiores municípios da região, respectivamente.
Conhecida como a próxima fronteira agropecuária de SC, a região apresenta condições ideais para a expansão da produção de aves, suínos e leite. Com uma produção robusta de grãos em municípios como Mafra, Itaiópolis e Papanduva, a proximidade com fábricas de ração fomenta um ciclo produtivo eficiente.
O Grupo JBS é um exemplo desse avanço, com a ampliação de suas operações locais, incluindo um terceiro turno de abate, uma nova fábrica de ração e iniciativas como a produção de biodiesel. O setor leiteiro também tem forte representatividade, com cooperativas como Copérdia, CooperAlfa e pequenos laticínios locais se destacando.
A equipe é composta por 11 médicos-veterinários, três técnicos agrícolas e três engenheiros-agrônomos. Além disso, conta com uma estrutura robusta de fiscalização, com 53 auxiliares operacionais agropecuários distribuídos em nove Postos Fixos de Fiscalização (PFFs). Dois desses postos têm permissão especial para entrada, como o corredor sanitário na BR-116, em Mafra, e o PFF de Fragosos, em Campo Alegre.
A atuação do Departamento abrange áreas como bovinocultura, avicultura, suinocultura, apicultura, fiscalização de trânsito de animais, controle fitossanitário de grãos e frutas, além da inspeção de produtos de origem animal, como carnes, laticínios e ovos.
Em março de 2023, o Departamento Regional de Mafra recebeu o certificado de Empresa Cidadã pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A honraria confirma a parceria com o programa “Novos Caminhos”, que insere adolescentes em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Desde 2022, três jovens já participaram como aprendizes, encontrando no Departamento oportunidades de formação e inclusão social.
O Projeto Sanitarista Junior da companhia também se destaca na região, com 158 alunos e sete professores envolvidos. A promove a iniciativa de conscientização sanitária e desperta o interesse dos jovens pela agropecuária, fortalecendo o futuro do setor.
Fabiano Franco dos Santos, gerente do Departamento Regional de Mafra, destaca o papel essencial da unidade para o desenvolvimento do Planalto Norte “o Departamento Regional da Cidasc de Mafra é mais do que um ponto estratégico no mapa. É uma ponte entre o potencial agropecuário da região e o desenvolvimento econômico do Estado. Nossa missão é proteger e transmitir essa riqueza, garantindo o futuro das famílias que dependem do agro para viver”, afirma Fabiano.
+ Postos Fixos de Fiscalização Cidasc – Corredores Sanitários do Estado de Santa Catarina:
Localizados em pontos estratégicos, têm a função de permitir o ingresso e a passagem de aves, seus produtos e subprodutos, e espécies susceptíveis à febre aftosa, seus produtos e subprodutos, no Estado de Santa Catarina, como seus pontos de entrada e de saída, e as respectivas rodovias que as conectam.
+ Postos Fixos de Fiscalização Cidasc – Barreiras sanitárias de rechaço (retorno):
Localizados em pontos estratégicos, têm a função de coibir o ingresso e a passagem de aves, seus produtos e subprodutos e espécies susceptíveis à febre aftosa, seus produtos e subprodutos, no Estado de Santa Catarina.
+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal, inspeção de produtos de origem animal e classificação de produtos de origem vegetal.
Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Júnior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.
O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.
Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: diegogindri@cidasc.sc.gov.br
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500