Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

As ações do Projeto Sanitarista Junior, promovidas pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), têm impactado positivamente a vida de crianças, trazendo um novo olhar sobre a importância da sanidade agropecuária. Por meio de aulas voltadas à sanidade animal e vegetal, os alunos aprendem desde cedo o valor e a origem dos alimentos, o que contribui para a formação de uma nova geração mais consciente e comprometida com a saúde pública.

Neste mês de setembro, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina (CRMV-SC), a Cidasc lançou o programa “CRMV-SC nas escolas no mês do médico-veterinário”, em celebração ao Dia do Médico-Veterinário, comemorado no dia 9 de setembro. A iniciativa visa disseminar conhecimentos sobre temas fundamentais, como bem-estar animal, zoonoses, produtos de origem animal, posse responsável e a abordagem de saúde única, que visa integrar a saúde humana, animal e ambiental.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

O programa utilizará as cartilhas educativas do CRMV-SC como material de apoio, e tem a meta de atingir 1.500 crianças, da primeira à quarta série do ensino fundamental, proporcionando um aprendizado prático e valioso. No dia 9 de setembro, a médica-veterinária Melânia Salete Schimitt, da Unidade Veterinária Local (UVL) de Santo Amaro da Imperatriz, esteve na Escola de Educação Básica (EEB) São Tarcísio, no município de São Bonifácio, onde ministrou aulas para cerca de 15 alunos da rede municipal de ensino.

“Promover ações e transferir conhecimentos com o compromisso da educação sanitária e a promoção da saúde única no Estado é uma dádiva, principalmente para as crianças”, destacou Melânia, que é uma entusiasta do Projeto Sanitarista Junior.

A iniciativa reforça o papel essencial da Cidasc e do CRMV-SC na formação de cidadãos conscientes sobre os cuidados com a sanidade agropecuária, a saúde pública e o bem-estar animal.

Colaboração: Helio Medeiros Leandro, Departamento Regional da Cidasc de Tubarão.

+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br 

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500