O superávit da balança comercial brasileira está diretamente relacionado com o agronegócio e a avicultura é um dos setores que contribui para este resultado: foi responsável por 2% do total de exportações brasileiras no mês de julho, segundo dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Em 28 de agosto, celebra-se o Dia da Avicultura. O Brasil é o maior exportador mundial de carne de aves e o Estado de Santa Catarina é um dos campeões nacionais neste ramo, estando em 2° lugar no ranking nacional. A produção catarinense representa 20% de toda a carne de frango que o Brasil exporta, além de atender ao mercado interno.
Este resultado é possível porque em Santa Catarina o trabalho de defesa agropecuária realizado pela Cidasc aliado ao bom manejo e tecnologia utilizado pelos produtores e agroindústrias, confere uma alta produtividade com as medidas de biosseguridade essenciais para a atividade. Frequentemente, delegações estrangeiras vêm ao estado para verificar as medidas sanitárias que são implementadas pelo Serviço Veterinário Oficial e certificar-se quanto à segurança dos alimentos de origem animal que serão exportados.
O Sindicarne/ACAV calcula que mais de 19 mil famílias catarinenses trabalham na produção de aves, ovos e suínos em sistema de integração. Os abates são estimados em mais de 3 milhões de aves por dia, contribuindo para o sucesso do agronegócio, responsável por mais de 30% do PIB de Santa Catarina.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500