Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Paulo Fuckner, juntamente com suas professoras Roberta e Fabiane, participaram de uma enriquecedora Tarde de Campo, no Sítio da Nusi, localizado no Rio Represo em Campo Alegre, na segunda-feira (05/08), onde foram recebidos com muita atenção pelos proprietários Jairo e Danúsia Gruber. A atividade faz parte do Programa Sanitarista Junior, promovido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

O evento proporcionou um circuito de atividades educativas e interativas, começando com uma visita ao pomar de produção orgânica de mirtilo e amora. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a cultura, sistema de condução, e os tratos culturais utilizados no sistema de produção orgânica. Francieli Marmentini Claudino Schühli, engenheira-agrônoma da Cidasc, estava presente para esclarecer dúvidas dos alunos e conectar os ensinamentos práticos com os conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

Além do pomar, os alunos exploraram a área de visitação dos animais, onde observaram ovelhas e cavalos. A médica-veterinária da Cidasc, Arquidelques Chaves Alves, guiou a visita, reforçando a conexão entre a teoria e a prática em relação aos cuidados e bem-estar animal. Este momento foi particularmente emocionante para as crianças, que demonstraram grande interesse e curiosidade no contato direto com os animais.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

Outro destaque da tarde foi a visita ao museu do sítio, onde os alunos puderam observar objetos antigos das famílias imigrantes alemãs dos proprietários. Os itens desconhecidos para muitos estudantes causaram surpresa e risos, destacando a rápida evolução tecnológica e cultural ao longo dos anos.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

O circuito foi concluído com uma trilha até a cachoeira da propriedade, oferecendo um cenário perfeito para enfatizar a importância da preservação da natureza. Após a trilha, os alunos desfrutaram de um lanche com suco de mirtilo e amora, cultivados no próprio sítio.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

O Sítio da Nusi, que faz parte do circuito de turismo rural de Campo Alegre, recebe visitantes para vivenciar essa experiência única de aprendizado e contato com a natureza.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

Segundo as professoras da EMEB Paulo Fuckner, a Tarde de Campo foi extremamente agradável e educativa, permitindo que diversos temas fossem abordados de maneira prática. O evento certamente contribuirá para as boas memórias e o desenvolvimento dos alunos, além de reforçar a importância da defesa sanitária agropecuária.

+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Júnior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br 

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500