Alunos das Escolas Municipais Irmão Miguel, Frei Cipriano Chardon e Professora Nelly de Lima tiveram a oportunidade de participar de uma aula especial do Projeto Sanitarista Junior, promovido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Nos meses de maio e junho, a médica-veterinária Vanessa Lucca Alano, da Unidade Veterinária Local (UVL) de Concórdia, conduziu o Programa Sanitarista Junior, destacando a importância do bem-estar nas escolas de Concórdia. A premissa central é que o bem-estar animal começa com a educação do ser humano.
A aula iniciou com uma abordagem sobre a saúde única, um conceito que integra a saúde ambiental, animal e humana/pública de maneira holística, ressaltando que todos os sistemas estão interconectados e influenciam reciprocamente. Assim, a saúde de um depende da saúde do todo. Vanessa Lucca Alano apresentou aos alunos e professores as características fundamentais relacionadas ao bem-estar animal.
O bem-estar animal foi definido como o respeito ao comportamento natural de cada espécie e à senciência – a capacidade de sentir emoções e sentimentos. Foram exploradas as cinco liberdades essenciais para o bem-estar animal:
- Livre de fome e sede
- Livre de desconforto
- Livre de dor, ferimentos e doenças
- Livre para expressar o comportamento natural da espécie
- Livre de medo e angústia
Durante a aula, foi destacada a importância da castração e da posse responsável de cães, gatos e outros animais. No Brasil, estima-se que há 30 milhões de cães e gatos abandonados. Para evitar a reprodução desenfreada e o sofrimento desses animais, é crucial promover a castração e denunciar maus-tratos. A Polícia Militar Ambiental é responsável por situações envolvendo animais silvestres, enquanto a prefeitura de Concórdia cuida dos cães e gatos em situação de vulnerabilidade, auxiliando na castração desses animais.
A Cidasc também educa sobre o bem-estar dos animais de produção, como galinhas, suínos e bovinos. Durante a aula, foi apresentada a ideia dos “cães comunitários”, onde a comunidade assume a responsabilidade pelo cuidado desses animais. A Holanda foi citada como exemplo de país sem animais de rua ou abandonados, graças a políticas de conscientização, adoção responsável, castração governamental e microchipagem.
A aula concluiu com a mensagem de que todos somos responsáveis pelo cuidado e respeito aos animais, sejam eles de estimação ou de produção, e que isso é benéfico para a saúde pública.
As crianças participaram ativamente, compartilhando suas histórias e vivências. A aula contou também com o acompanhamento da médica-veterinária Fernanda Zordan Fontana, da UVL de Concórdia.
+Bem-estar animal:
O bem-estar animal pode ser definido pelo estado de harmonia do em relação ao ambiente em que vive. Os princípios de bem-estar de animais de produção permeiam a boa nutrição, boa saúde, manejo e instalações adequadas e expressão de comportamentos característicos da espécie, que são diretamente relacionados com características que interessam ao setor de produção animal, destacando-se:
– Crescimento / ganho de peso;
– Desempenho reprodutivo;
– Qualidade da carne e da carcaça;
– Resistência às doenças;
– Segurança dos trabalhadores e dos animais; e
– Imagem dos produtos.
Assim, o bem-estar animal pode ter relevante impacto econômico na produção agropecuária. Ao adotar esses princípios é possível contribuir para o aumento da produtividade e da lucratividade da cadeia produtiva e colaborar para melhoria dos produtos de origem animal, além de minimizar as perdas decorrentes do manejo inadequado dos animais.
+Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.
Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.
O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.
Ficou interessado no Projeto Sanitarista Junior?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500